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Tecnociência

Mais segurança nas estradas

Projetar e construir pára-choques de caminhões que reduzam o número de vítimas de trânsito no Brasil é o principal objetivo do trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O reconhecimento aos seis anos dedicados ao Projeto Impacto veio na forma de mais um prêmio, o Volvo de Segurança no Trânsito 2002, na categoria geral, recebido em agosto. Em 1997, o grupo já havia sido premiado como o melhor trabalho apresentado no congresso da SAE Brasil (Society of Automotive Engineers).

Segundo Celso Arruda, coordenador do projeto, os pára-choques tradicionais são muito altos, recuados para dentro do caminhão e não têm resistência suficiente para segurar o carro que bate na traseira. “Das dezenas de milhares de pessoas que morrem em acidente de trânsito no Brasil, uma parcela considerável morre em colisões traseiras contra caminhões”, avalia Arruda. “Estima-se que esse tipo de acidente é a causa isolada de maior número de óbitos no trânsito do país.”

O projeto teve início quando a General Motors e a Mercedes-Benz foram procuradas para colaborar com a pesquisa. A GM doou quatro veículos para testes, e cedeu o uso das instalações no Campo de Provas da empresa, em Indaiatuba (SP). A Mercedes emprestou um caminhão e construiu os pára-choques projetados pela equipe. Eles não foram patenteados, para que possam ser usados pelo maior número de caminhões e pelas empresas que produzem as carrocerias e carretas.

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