Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Museu virtual de autópsias

Alunos de medicina de universidades de Pernambuco, do Ceará e do Paraná acompanham a distância, uma vez por mês, a realização de uma autópsia no Hospital das Clínicas em São Paulo. As aulas, que tiveram início em junho, fazem parte do Programa de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

“É um instrumento de ensino muito importante porque, pela autópsia, é possível avaliar se os métodos escolhidos para tratar o paciente, antes de morrer, eram os mais adequados e também permite aos estudantes saber qual a influência exercida pelas doenças nos órgãos e sistemas do corpo humano”, diz Paulo Saldiva, coordenador de patologia na faculdade e do módulo de teleautópsia. Os procedimentos efetuados durante a autópsia são acompanhados por uma câmara digital instalada em um robô.

Os participantes têm ainda acesso a um banco de imagens digitalizadas, com 15 mil fotografias. Quando a aula termina, o caso estudado é preparado para ser colocado na rede, com prontuário do paciente, exames clínicos, textos de apoio e seleção de referências bibliográficas. Para acessar a base de dados é preciso se cadastrar nosite da Faculdade de Medicina (www. usp.br/fm).

Republicar