Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Comando de voz dentro do carro

Travar portas, abrir e fechar vidros, além de acionar o sistema de ventilação, as setas de direção, a luz interna e os faróis. Essas são as funções que os motoristas poderão executar ao falar frases curtas e simples, deixando as mãos dedicadas integralmente ao ato de dirigir. A novidade, instalada em um automóvel Vectra, foi exposta no último Salão do Automóvel, realizado em outubro, na capital paulista.

O desenvolvimento foi realizado em uma parceria do Instituto Genius de Tecnologia, de Manaus, com o Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), de São Bernardo do Campo (SP), com apoio da General Motors. O software reconhece o som das palavras em português de qualquer pessoa, mesmo a pronúncia com sotaque. Não é preciso gravação prévia como em outros sistemas. Ele foi desenvolvido pelo Genius, um instituto privado de pesquisa, com base na tecnologia da empresa norte-americana Speechworks. “Pela primeira vez esse software é adaptado para o português”, informa Bruno Vianna, diretor-superintendente do Genius.

O sistema reconhece até 170 palavras. O hardware foi instalado pela equipe da FEI coordenada pelo professor Renato Giacomini. “Instalamos um sistema paralelo ao sistema elétrico original do carro. Com isso conseguimos rapidez na resposta das ações”, conta Giacomini. O próximo passo é adaptar o software para um sistema de segurança, por fala, que simule uma falha mecânica ou acione o telefone celular, em casos de assalto ou seqüestro.

Republicar