Tecnociência

A matemática dos pios e trinados dos pássaros

Quem ouve o canto de um pássaro não pode imaginar que a riqueza e os detalhes da melodia resultam de comandos bastante simples emitidos pelo cérebro das aves. Usando dois programas de computador – um que simula a vibração das cordas vocais e a expulsão de ar dos pulmões e outro que imita a atividade de uma porção do cérebro que controla esses órgãos -, Rodrigo Laje e Gabriel Mindlin, da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, descobriram como os pássaros compõem seus cantos: a partir de sinais cerebrais simples. Eles viram que pequenas variações do sinal cerebral criavam padrões diferentes de canto. O modelo reproduz com fidelidade o canto de um pardal.

“A grande surpresa”, disse Mindlin à revista NewScientist, “é que a complexidade do canto surge de instruções simples.” Os resultados do estudo foram publicados na edição de 31 de dezembro da Physical Review Letters, a mais importante da área de física. Mindlin planeja aumentar a capacidade computacional do pássaro virtual, para que seja também capaz de ouvir. Isso ajudaria a compreender como os pássaros aperfeiçoam o canto ouvindo outras aves da mesma espécie.