Imprimir PDF Republicar

Memória

Conforto pelo ar

Centenário, o sistema de ar-condicionado foi inventado por um engenheiro de 25 anos, em Nova York

O aparelho de ar-condicionado, um dos símbolos de conforto do homem moderno, está no rol daquelas invenções que parecem surgir do acaso. Diz a história que seu criador, o engenheiro norte-americano Willis Haviland Carrier (1876-1950), então com 25 anos, descobriu a base do princípio de refrigeração (o ponto de condensação) ao observar um denso nevoeiro que cobria a estação ferroviária de Pittsburgh, Estados Unidos, enquanto esperava o trem. Recém-formado, Carrier não demorou a testar e aplicar sua idéia. Uma gráfica do Brooklyn, em Nova York, a Sacket-Wilhems Lithographing, estava com um problema aparentemente insolúvel.

A qualidade de impressão era muito ruim por causa da excessiva umidade do ar, que dilatava o papel e deixava as cores sem nitidez. Em 1902, Carrier foi chamado para tentar resolver a questão e aplicar sua teoria do condicionador de ar, que contemplava quatro itens: controle de temperatura, controle de umidade, controle do ar circulante e ventilação e purificação do ar. Ele desenhou uma máquina para diminuir a umidade do ambiente e fazer o ar circular por dutos resfriados artificialmente. O sistema funcionou — foi o primeiro processo de condicionamento de ar feito mecanicamente.

O sucesso e a expansão do invento obrigaram Carrier a preparar documentos bibliográficos que pudessem ser consultados por técnicos. Sua Carta Psicrométrica (medição da umidadedo ar por meio de um aparelho, o psicrômetro) tornou-se referência para estudos de refrigeração e climatização em todo o mundo. Além do interesse científico, a carta era utilizada pela equipe de vendas da empresa montada pelo engenheiro com seis sócios em 1915, a Carrier Engineering Corporation. Indústrias, escritórios, cinemas, teatros, escolas e residências não demoraram a aderir ao conforto proporcionado pelo controle da temperatura.

Na década de 20, uma outra inovação: além de resfriar o ar durante o verão, novos aparelhos passaram também a aquecer, umidificar e purificar o ar duranteo inverno. O sistema Carrier chegou ao Brasil no final da mesma década para aliviar o extremo calor das minas de ouro de Morro Velho, em Minas, onde se trabalhava a grandes profundidades. Atualmente, a Carrier Corporation está no país unida à Springer, empresa fundada em Porto Alegre.

Republicar