Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Equação explica as formas da natureza

A superfórmula, nome que o belga Johan Gielis, da Universidade de Nijmegen, na Holanda, deu à sua surpreendente descoberta, faz tudo: de triângulos a pentágonos, de espirais a pétalas “Depois que a descobri, pensei: não é possível que ninguém nunca tenha imaginado isso antes”, diz ele (Nature, 2 de abril). Foi só depois de muito conversar com matemáticos que ele se convenceu de que, de fato, tinha uma novidade nas mãos.

A fórmula é uma versão modificada da equação do círculo. Muda-se um termo, e a proporção varia, transformando círculos em elipses. Mudam-se outros, e o que varia são os eixos de simetria, transformando círculos em triângulos, quadrados, pentágonos e assim por diante. A variação da proporção e da simetria ao mesmo tempo produz as mais diversas formas poliédricas, regulares ou não, além de estruturas tridimensionais e sólidos inanimados, como flocos de neve ou cristais.

Há séculos, os cientistas sonham com um instrumento capaz de traduzir em termos matemáticos formas naturais, como, por exemplo, uma folha, uma concha ou um chifre de carneiro. Gielis está tão certo de que tem o que eles querem, que já patenteou sua superfórmula e agora quer transformá-la em programa de computador.

Republicar