Estratégias

Duas revistas sobre ciência

O Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) lançou uma revista dedicada à ciência, a Scientiae studia . A publicação trata de estudos de filosofia e história da ciência e sobre o impacto da aplicação técnica e tecnológica no conjunto da cultura e da sociedade. O primeiro número começa com o artigo “A Ciência e as Idas e Voltas do Senso Comum”, do professor Michel Paty, ex-diretor científico da Equipe REHSEIS (Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et sur les Institutions Scientifiques) do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês).

Os outros textos da revista são de professores e pesquisadores que realizaram estágios de doutorado-sanduíche, de pós-graduação ou de pesquisa na Equipe Rehseis. “Scientiae studiapresta, assim, uma homenagem a Paty, inestimável mestre e colaborador entusiasta”, explica Pablo Rubén Mariconda, professor do Departamento de Filosofia e editor da publicação. Numa outra área afim, a de divulgação científica, foi lançado o terceiro número de Univerciência, revista com reportagens e artigos de ciência e tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A publicação, quadrimestral, traz na capa reportagem sobre o “garimpo” de cientistas que têm como matéria-prima de sua pesquisa uma série de documentos históricos. Mais informações sobre as duas revistas pelos e-mails:scientiaestudia@edu.usp.breuniverciencia@power.ufscar.br .