Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Laboratório para materiais e processos

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou um novo laboratório, que permitirá o desenvolvimento de novos materiais e de processos de laminação de metais. O Laboratório de Conformação Mecânica de Metais (LCM), instalado no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, conta com um laminador semi-industrial e dois fornos para tratamentos térmicos.

Os equipamentos, doados pelas empresas Brasmetal e Brasimet, foram revisados, com a instalação de dispositivos de segurança. O professor Ronald Lesley Plaut, coordenador do projeto, diz que o objetivo do LCM é atender à comunidade acadêmica e prestar serviços às indústrias. O laminador servirá para as operações a quente e a frio de materiais ferrosos e não-ferrosos. Os fornos destinam-se a tratamentos térmicos desses materiais. Segundo Plaut, a Poli vai estudar o tratamento e a laminação de chapas de metal provenientes da Brasmetal.

Os experimentos sobre a estampagem das chapas serão feitos em prensas da indústria de rolamentos INA, cedidas para ensaios técnicos. O ferramental de estampagem será submetido a diferentes tratamentos térmicos na Brasimet. A análise das informações será feita no Departamento de Engenharia Metalúrgica e no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Republicar