Tecnociência

Um tecodonte quase completo

Foi literalmente uma descoberta de peso. Em abril, num bloco de rocha de cerca de 2 toneladas encontrado num sítio pré-histórico do município gaúcho de Dona Francisca, paleontólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acharam um esqueleto quase completo de um tecodonte, grupo extinto de répteis do qual provavelmente descenderam os primeiros dinossauros e os atuais crocodilos.

Da ossada do bicho, um carnívoro que media 6 metros de comprimento e deve ter vivido há 230 milhões de anos, só faltava metade da cauda. A conservação exemplar da porção pós-cranial do esqueleto, especialmente da estrutura de suas patas, alegrou os pesquisadores. Isso porque uma das grandes diferenças entre os tecodontes e os dinossauros dizia respeito à sua forma de locomoção. Enquanto os primeiros eram quadrúpedes, os segundos eram bípedes.

“Ainda não sabemos dizer se o fóssil pertence a uma espécie nova ou já conhecida de tecodonte”, afirma Cesar Schultz, da UFRGS. “Mas ele está muito bem preservado e pode ser muito útil para estudar a anatomia das patas traseiras nessa fase de transição de quadrúpedes para bípedes.” Para ser retirada do sítio pré-histórico e transportada até Porto Alegre, a megaossada petrificada contou com os serviços de uma retroescavadeira e de um guindaste.