Física médica

Leitura magnética

Equipamento detecta se há excesso de ferro no fígado em pessoas que fazem muitas transfusões de sangue

A pós mais de cinco anos de estudos, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, concluíram a construção de um aparelho capaz de medir a quantidade de ferro no organismo sem a necessidade de biópsia. A análise é feita por meio da intensidade do campo magnético emitida por esse elemento químico que se concentra principalmente no fígado. Um índice excessivo nesse órgão, que absorve e retém cerca de 75% do total dessa substância no corpo, pode levar à destruição das células, causando fibrose, cirrose, etc. Também podem ser afetados o coração e o baço.

Os problemas relacionados com a presença de altas concentrações de ferro no organismo são enfrentados principalmente por pessoas que recebem constantes transfusões de sangue. É o caso daqueles portadores da talassemia beta maior – um distúrbio na síntese das hemoglobinas (os glóbulos vermelhos do sangue) que provoca o acúmulo de ferro no fígado – ou ainda da anemia falciforme e outros tipos de anemia crônica. Outra doença é a hemacromatose, a absorção excessiva de ferro ingerido na alimentação.

Pacientes com essas enfermidades vão ter grandes benefícios com o equipamento. O primeiro é a eliminação da biópsia, um procedimento cirúrgico invasivo e caro que consiste em retirar, via incisão, uma amostra do órgão para análise química. O aparelho permite ainda a quantificação precisa do ferro existente no fígado, facilitando o controle clínico com a prescrição de medicamentos na medida certa. Segundo o médico Dimas Tadeu Covas, diretor do Hemocentro de Ribeirão Preto, será útil principalmente para pacientes que necessitem de tratamento à base de quelação química – substâncias que se agregam ao ferro e provocam sua excreção do organismo, auxiliando na determinação do período necessário para o tratamento.

Chamado de biossusceptômetro, o aparelho foi desenvolvido e está instalado em um espaço de aproximadamente 12 metros quadrados no Laboratório de Biomagnetismo do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O aparelho já passou pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e também pelo Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), em Brasília, órgão vinculado ao Ministério da Saúde. Após a aprovação, foram feitas medidas dos níveis de ferro no fígado de 32 indivíduos saudáveis e em 42 pacientes com excesso dessa substância no organismo.

Todo o sistema baseia-se em um sensor magnético supercondutor chamado Squid (superconducting quantum interference devices ), o mais sensível detector de fluxo magnético existente, que mede a concentração de elementos magnetizados em quantidades muito pequenas. “Como o campo magnético emitido pelo ferro hepático é muito fraco (10 milhões de vezes menor que o campo aplicado), todo o sistema tem que ser não-magnético para possibilitar a sua medida. Por isso, em todo o espaço em que o biossusceptômetro é instalado, usamos madeira, fórmica, plástico, nada que contenha qualquer metal”, conta o físico Antônio Adilton Carneiro, autor da tese de doutorado “Um Biossusceptômetro Supercondutor AC para Quantificar o Ferro Hepático”, orientada pelo professor Oswaldo Baffa Filho, coordenador do Laboratório de Biomagnetismo.

Escala comercial
A idéia de quantificar ferro hepático usando um biossusceptômetro supercondutor não é original. Já existe um equipamento comercial produzido por uma empresa norte-americana com custos em torno de US$ 1 milhão. Existem grupos nos Estados Unidos, na Alemanha e na Itália que estudam medidas de ferro no fígado com esse aparelho comercial. “Estamos produzindo resultados similares com a tecnologia desenvolvida em Ribeirão Preto. O custo do nosso equipamento foi cerca de dez vezes menor”, diz Carneiro. A construção do aparelho gerou vários sistemas inovadores e um deles poderá ter uso amplo em outros equipamentos que não necessitem de campos magnéticos e material condutor, como, por exemplo, os de Imagens por Ressonância Magnética. A inovação é a cama de posicionamento do paciente.

Ela permite movimentos verticais com o auxílio de um mecanismo de deslocamento pneumático que rendeu uma patente depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e financiada pelo Núcleo de Patenteamento e Licenciamento de Tecnologia (Nuplitec) da FAPESP. O sistema pneumático da cama é composto por material não magnético e permite o deslocamento com precisão de décimo de milímetro. Outra vantagem do mecanismo pneumático é o seu baixo custo, possibilitando a produção em escala industrial. Embora apresente vantagens sobre os aparelhos existentes no mundo, o biossusceptômetro desenvolvido na USP não deverá ser produzido em série nesta etapa.

“Os custos são muito elevados e teríamos que trabalhar com pessoal extremamente especializado, o que inviabilizaria nossas pesquisas”, afirma Baffa Filho. Os pesquisadores acreditam que apenas três unidades já seriam suficientes para atender à demanda por esses exames no Brasil, onde estão catalogados entre 400 e 600 pacientes com necessidade de transfusões regulares de sangue. O aparelho existente vai ser instalado na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, ligada ao Hospital das Clínicas da USP na mesma cidade. Com isso, poderá ser medida também a demanda pelo equipamento, o que deverá determinar quais locais poderão receber uma segunda unidade do biossusceptômetro, pois não compensaria manter um número grande de aparelhos em diferentes localidades.

Sistema pneumático em grandes dimensões para levantamento de plataforma (nº 02/08044-2); Modalidade Programa de Apoio à Propriedade Intelectual (PAPI); Coordenador Antônio Adilton Oliveira Carneiro – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; Investimento R$ 6.000,00