Medicina

Na dose exata

Se praticarmos exercícios físicos muito intensos, corremos o risco de sofrer algum tipo de dano tecidual, o aumento da produção de hormônios do estresse e ainda alterações do número e função de diversas células do sistema imune no sangue circulante. É o que mostra o ensaio Effects of Three Different Types of Exercise on Blood Leukocyte Count During and Following Exercise, escrito por Valéria Maria Natale, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e por cinco pesquisadores canadenses e publicado no Sao Paulo Medical Journal. Depois de realizar quatro diferentes tipos de experimentos com oito indivíduos do sexo masculino, na Defence and Civil Institute of Environmental Medicine, em Ontário, Canadá, os autores concluíram que existem evidências de que a prática de exercícios em excesso poderia facilmente ser um método que causa quantidades variadas de trauma muscular, o que, por exemplo, apesar de prejudicial, serviria como um modelo experimental para o estudo de respostas inflamatórias do corpo.

São Paulo Medical Journal – vol. 121 – nº 1 – São Paulo – 2003