Tecnociência

Chip acústico para controlar percevejo

Os sons emitidos pelos percevejos-da-soja, uma praga que causa grande devastação agrícola, estão sendo gravados e reproduzidos para serem utilizados no controle desses insetos. Quando estão na fase de acasalamento, os percevejos se comunicam por meio de ondas sonoras produzidas por movimentos no abdome.

“Elas lembram o coaxar de sapos, mas são inaudíveis ao ouvido humano”, explica o pesquisador Miguel Borges, coordenador da equipe da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, que há mais de 15 anos estuda a comunicação entre insetos. “Os machos e as fêmeas emitem ruídos diferentes e cada espécie tem um padrão.”

Segundo o pesquisador, são cinco as espécies de percevejos que atacam a soja, sendo três as principais. Os sons capturados são reproduzidos e ampliados de 20 a 30 vezes em laboratório. A idéia de Borges é colocar esses sons em chips, que funcionariam como uma minicaixa acústica para atrair os insetos em armadilhas previamente preparadas.