Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Nova roupagem, com mais conteúdo

Será lançada em setembro a edição revista e ampliada de Nova História Moderna e Contemporânea , do professor e historiador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Sagrado Coração, de Bauru, José Jobson Arruda, pela Edusc (792 páginas e R$ 90,00). Esta é a 28ª edição de uma obra que já tem 30 anos de existência. Nesse período, passou por duas revisões completas, a primeira em 1980 e a segunda em 1986, com atualização permanente em cada edição. As novidades apresentadas agora são numerosas – vão desde a formatação do livro, diagramação, cores, capa até a organização do conteúdo.

Mas a principal é que este é o primeiro livro didático de história que contempla a ciência produzida no Brasil. A obra ganhou três elementos que ajudam na assimilação de conteúdo: documentos, leituras complementares e bibliografia e filmografia. Uma das atrações da nova edição é o uso constante de obras de arte que parecem antecipar fatos ocorridos no futuro ou o contrário, referências do passado que voltam em pinturas do presente. Uma tela de Siqueiros (Explosão na Cidade , 1935), lembra de modo espantoso a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima, dez anos depois. O presente também participa ativamente do livro.

Os atentados de 11 de setembro e a guerra contra o Iraque, marcos deste início de século, não são esquecidos. O avanço da ciência e sua presença cada vez maior na mídia são citados e explicados pelo autor. O novo conhecimento gerado pelos projetos de mapeamento do genoma de numerosos organismos é lembrado, assim como a decisiva participação da FAPESP no seqüenciamento do primeiro fitopatógeno (a bactéria Xylella fastidiosa, que ataca os laranjais), que ganhou a capa da revista Nature em julho de 2000 e o reconhecimento, pelo jornal The New York Times , de que há um modelo de pesquisa próprio – que funciona – no mundo subdesenvolvido.

“A obra destina-se preliminarmente aos estudantes do ensino médio, sobretudo candidatos aos vestibulares, mas atenderá aos estudantes universitários em seus cursos iniciais na seara das Humanidades”, diz o autor na apresentação do livro.

Republicar