Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Conselheiros com biografias notáveis

O Conselho Superior da FAPESP ganhou três novos membros, indicados pelo governo do Estado: o ex-chanceler Celso Lafer, o presidente da Fiesp, Horacio Piva, e o economista Yoshiaki Nakano. Substituem o professor Alain Florent Stempfer, o advogado Fernando Vasco Leça do Nascimento e o historiador José Jobson Arruda, cujos mandatos terminaram.

Do Direito ao Itamaraty
Celso Lafer é professor-titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e um dos integrantes do comitê consultivo da Organização Mundial do Comércio (OMC). Foi ministro de Estado em três ocasiões. No governo Fernando Collor, teve rápida passagem no Ministério das Relações Exteriores. No governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio em 1999 e, em 2001, tornou-se novamente chanceler. Homem público com conhecida formação intelectual, também foi embaixador do Brasil junto à OMC e à ONU. Recebeu a mais alta condecoração da Ciência e Tecnologia do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A nova geração da Fiesp
Horacio Lafer Piva cumpre o segundo mandato como presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp). Membro dos conselhos de administração da Indústrias Klabin e da Associação Brasileira de Celulose e Papel, integra o Comitê Empresarial Permanente do Ministério das Relações Exteriores e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Formado em economia e pós-graduado em administração, foi eleito um dos Global Leaders for Tomorrow (Líderes do Amanhã) pelo World Economic Forum.

Especialista em economia
Yoshiaki Nakano é professor de Economia, diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e chefe do Departamento de Economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, também da FGV. Foi secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, de 1995 a 2001, diretor do Centro de Política Econômica, secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e consultor do Banco Mundial. Nakano também já exerceu a função de secretário-adjunto do Estado de São Paulo, entre 1985 e 1987, e ocupou o mesmo cargo na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Republicar