Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Micróbios na vitrine do Butantan

Há tempos o Instituto Butantan deixou de ter os soros antipeçonhentos como principal vitrine para se tornar o maior produtor de vacinas da América Latina, com 213 milhões de doses fabricadas neste ano para o Ministério da Saúde. Para valorizar a mudança de perfil, a instituição, conhecida pelo acervo de animais, decidiu construir um segundo museu, dedicado especialmente a micróbios e vacinas.

Constituído por uma exposição didática que permite entender o que são bactérias, protozoários, fungos e vírus, o Museu de Microbiologia é um espaço interativo. Dispõe de microscópios para os visitantes vislumbrarem micróbios e exibe um modelo computadorizado que permite investigar parâmetros de uma infecção e simula a eclosão de epidemias. O laboratório do museu é franqueado a grupos de estudantes de ensino médio, em visitas agendadas e monitoradas por professores de biologia.

As aulas de microbiologia básica duram duas horas e os alunos levam para a escola um kit para realização de experiências e uma caixa-estufa para cultura de microrganismos. A idéia é que os adolescentes se tornem agentes multiplicadores do conhecimento entre seus colegas. O projeto arquitetônico do museu é assinado por Marcio Kogan e recebeu referências em revistas internacionais de arquitetura. O Museu de Microbiologia funciona no instituto, de terça a domingo, das 9hs às 16h30.

Republicar