Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Patentes

Processo imobiliza fibras de amianto
Método inibe a dispersão de partículas de materiais inorgânicos fibrosos, como amianto, durante sua manipulação e transporte. Uma substância em forma de gel chamada coacervato, formada a partir de um polímero inorgânico de polifosfato de sódio e cloreto de cálcio, é espalhada nas paredes internas das minas, antes da extração do amianto, para imobilizar suas fibras. A inalação dessas partículas é a causa de doenças pulmonares em trabalhadores que manipulam o material. Para evitar problemas durante o transporte e a manipulação, quando as fibras já estão secas e podem se dispersar novamente, elas passam por um tratamento térmico em baixas temperaturas, também desenvolvido pelos pesquisadores e que reduz em 75% os custos em relação à técnica tradicional.

Título:Processo de Imobilização e Destruição de Fibras de Amianto
Inventor: Younes Messaddeq
Titularidade: Unesp/FAPESP

Nova técnica para sexagem
Técnica permite separar espermatozóides X ou Y sem comprometer sua capacidade de fecundação. A seleção do sexo é feita centrifugando os espermatozóides em um tubo com meio de cultura de diferentes densidades, chamado de gradiente de densidade. A centrifugação promove a sedimentação de até 86% dos espermatozóides X. As doses de sêmen enriquecidas com a fração de espermatozóides X ou Y obtidas por esse processo poderão ser congeladas e comercializadas com a informação de qual deverá ser o desvio na proporção sexual após a inseminação. Apesar de ter sido testado apenas em bovinos, o método poderá ser usado para mamíferos de modo geral.

Título:Seleção do Sexo de Espermatozóides Mamíferos por Centrifugação em Gradiente de Densidade
Inventores: Vera Fernanda Martins Hossepian de Lima, Carlos Alberto Moreira-Filho e Mariney Ramalho
Titularidade: Unesp/FAPESP

Revestimento refratário à base de sílica
Novas formulações à base de sílica amorfa ou cristalina, para serem aplicadas em revestimentos refratários utilizados na indústria de vidro e de fundição. Esses compósitos são formados por diferentes tipos de grãos, com diversos tamanhos. A maneira como eles se agregam confere ao material elevada resistência ao vapor alcalino, à corrosão por ferro fundido e ligas de ferro e respectivas escórias, que ocorrem no processo metalúrgico ou na fabricação de fornos de vidro, e contribui para aumentar o tempo de vida útil dos equipamentos.

Título:Composições Melhoradas de Massas Refratárias à Base de Sílica
Inventores: Carlos Alberto Paskocimas, Humberto Leonardo de Oliveira Brito, Arnaldo Carlos Morelli, Ricardo Magnani Andrade, João Baptista Baldo, Edson Roberto Leite, José Arana Varela, Elson Longo.
Titularidade: UFSCar/ FAPESP

Republicar