Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Patriotismo ou discriminação?

O Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEE), dos Estados Unidos, enfrenta um fogo cerrado depois de proibir pesquisadores de alguns países de exercer seus direitos como sócios da instituição (Science, 19 de setembro). A briga, que começou em janeiro de 2002, prossegue até hoje.

Com 380 mil membros em 150 países e responsável por 30% da literatura mundial sobre computadores, eletrônica e engenharia elétrica, o IEE resolveu retirar dos associados do Irã, Iraque, Líbia, Sudão e Cuba certas prerrogativas, como o uso do logotipo do instituto para a promoção de atividades e o acesso a publicações eletrônicas.

A comunidade científica do Irã, com seus 1.700 membros, vem protestando há meses por correio e e-mail, sem obter resposta. O instituto alega que só impôs restrições a "nações hostis", submetidas a sanções econômicas pelo governo americano. Outras organizações científicas, porém, denunciam que a política é discriminadora e hostil. Está faltando transparência e decoro ético ao instituto, escreveu Ken Foster, professor de bioengenharia na Universidade da Pensilvânia, na edição de setembro do Spectrum, órgão do próprio IEE.

Republicar