Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

O sutil coração das mulheres

Em vez de formigamento no braço, suores frios e dores no peito como os homens, as mulheres têm sinais diferentes prenunciando um ataque cardíaco. Uma equipe da Universidade de Arkansas, Estados Unidos, entrevistou 515 mulheres de 29 a 97 anos que haviam sofrido ataque cardíaco nos seis meses anteriores e descobriu em quase todas (95%) sintomas vagos e sutis que haviam surgido ao menos um mês antes do infarto.

As mulheres lembravam-se de ter sentido fadiga incomum e inexplicável (71% dos casos), distúrbios do sono (48%), respiração curta (42%), indigestão (39%) e ansiedade (35%), que desapareceram após o ataque cardíaco. Em alguns casos, o cansaço era tão intenso que não conseguiam fazer tarefas simples como arrumar a cama sem antes parar para descansar um pouco.

Somente 30% delas apresentaram desconforto no peito, que descreveram como pressão ou aperto, mas não como dor, que freqüentemente precede o infarto nos homens. Os sintomas agudos mais comuns – que aparecem junto com o ataque cardíaco – são respiração curta (58%), fraqueza (55%), cansaço (43%), suores frios (39%) e tontura (39%). Publicado na Circulation de 3 de novembro, o estudo pode ajudar na prevenção de ataques cardíacos em mulheres, que são mais propensas à morte súbita causada por problemas no coração que os homens.

Republicar