Imprimir PDF Republicar

DOPING

Au­xí­lio ile­gal e sob me­di­da

Dro­ga de­se­nha­da em la­bo­ra­tó­rio, o THG, inau­gu­ra nova fase da quí­mi­ca proi­bi­da nos es­por­tes

Ben John­son nos jo­gos  de Seul, em 1988: ouro nos 100 metros cassado por cau­sa de es­te­rói­de

AFPBen John­son nos jo­gos de Seul, em 1988: ouro nos 100 metros cassado por cau­sa de es­te­rói­deAFP

Em me­a­dos do ano pas­sa­do, um trei­na­dor cujo nome se man­tém em si­gi­lo, con­ta­tou a Agên­cia Anti-Do­ping dos Es­ta­dos Uni­dos (Usada) e con­tou uma his­tó­ria que deve ter fei­to ro­lar em sua tum­ba (mais uma vez) o ba­rão Pi­er­re de Cou­ber­tin, o fran­cês que, no fi­nal do sé­cu­lo 19, res­ga­tou as Olim­pí­a­das para a era mo­der­na. Uma em­pre­sa de su­ple­men­tos nu­tri­ci­o­­nais do Es­ta­do da Ca­li­fór­nia, a Bay Area La­bo­ra­tory Co­o­pe­ra­ti­ve (Bal­co), ha­via de­sen­vol­vi­do, uns anos antes, uma dro­ga cuja pri­mei­ra e úni­ca fi­na­li­da­de se­ria tur­bi­nar o de­sem­pe­nho de es­por­tis­tas de alto ní­vel. E mais: uma par­te da eli­te do atle­tis­mo nor­te-ame­ri­ca­no (e mun­di­al) es­ta­va usan­do, im­pu­ne­men­te, o fár­ma­co clan­des­ti­no, dis­se o téc­ni­co. A te­tra­hi­dro­ges­tri­no­na, ou sim­ples­men­te THG, era um novo tipo de es­te­rói­de ana­bo­li­zan­te, clas­se de fár­ma­cos que au­men­ta a mas­sa mus­cu­lar de seus usu­á­ri­os, con­fe­rin­do-lhes mais for­ça e po­tên­cia e di­mi­nu­in­do o tem­po ne­ces­sá­rio para se re­cu­pe­rar de gran­des es­for­ços fí­si­cos. A dro­ga pro­me­tia fa­zer tudo isso e ain­da ofe­re­cia uma van­ta­gem ex­tra, mu­i­to atraen­te para es­por­tis­tas que po­dem ser cha­ma­dos a fa­zer tes­tes anti-do­ping a qual­quer mo­men­to: ris­co zero de ser de­tec­ta­da num exa­me de uri­na ou san­gue. Era uma bar­ba­da.

Como as­sim? Usar o THG era o do­ping per­fei­to? Pra­ti­ca­men­te isso. Até o mo­men­to em que o mis­te­­ri­o­so trei­na­dor – al­guns jor­nais nor­te-ame­ri­ca­nos di­zem se tra­tar de Tre­vor Gra­ham – re­sol­veu abrir a boca, nin­guém, fora do se­le­to cír­cu­lo de ami­gos e cli­en­tes da Bal­co, sa­bia da exis­tên­cia da dro­ga. Por­tan­to, não ha­via a pre­o­cu­pa­ção de in­cluí-la numa lis­ta de subs­tân­ci­as proi­bi­das, tam­pou­co mei­os de de­tec­tá-la. Mas o téc­ni­co con­se­guiu aca­bar com essa far­ra da quí­mi­ca ilegal ao re­ve­lar a exis­tên­cia do THG e, so­bre­tu­do, ao for­ne­cer uma se­rin­ga com amos­tras do com­pos­to. A pe­di­do das au­to­ri­da­des anti-do­ping, o fras­co foi ana­li­sa­do num la­bo­ra­tó­rio da Uni­ver­si­da­de da Ca­li­fór­nia (Ucla), que con­fir­mou se tra­tar de um es­te­rói­de sin­té­ti­co de es­tru­tu­ra mo­le­cu­lar si­mi­lar, mas não idên­ti­ca, a uma dro­ga usa­da nor­mal­men­te para com­ba­ter pro­ble­mas no apa­re­lho re­pro­du­tor fe­mi­ni­no, a ges­tri­no­na, da qual pa­re­ce ser um de­ri­va­do. “O THG foi cri­a­do por meio da al­te­ra­ção de um ra­di­cal da mo­lé­cu­la ori­gi­nal”, afir­ma o gaú­cho Edu­ar­do Hen­ri­que De Rose, mem­bro do Co­mi­tê de Saú­de, Me­di­ci­na e Pes­qui­sa da Agên­cia Mun­di­al Anti-do­ping (Ama), cuja lis­ta de subs­tân­ci­as e mé­to­dos proi­bi­dos está em vi­gor na Olim­pí­a­da de Ate­nas (veja qua­dro na página 40).

Se­ma­nas após a iden­ti­fi­ca­ção do es­te­rói­de de­se­nha­do nas de­pen­dên­ci­as da Bal­co, um tes­te anti-do­ping ca­paz de fla­grá-lo foi de­sen­vol­vi­do. E não deu ou­tra: em 16 de ou­tu­bro, a Usada anun­ci­ou pu­bli­ca­men­te a des­co­ber­ta do THG e dis­se que al­guns atle­tas não ha­vi­am pas­sa­do nos tes­tes para essa subs­tân­cia ou eram sus­pei­tos de a te­rem usa­do. Pron­to. A “po­ção má­gi­ca” ou o “lim­po”, como a dro­ga era cha­ma­da à boca pe­que­na por seus cri­a­do­res e usu­á­ri­os, ti­nha fi­nal­men­te vin­do à tona. Des­de en­tão es­por­tis­tas fo­ram pu­ni­dos, me­da­lhas con­quis­ta­das no pas­sa­do re­cen­te mu­da­ram de mãos, mar­cas ex­cep­ci­o­nais fo­ram anu­la­das (ou es­tão sob sus­pei­ta). O atu­al re­cor­dis­ta mun­di­al dos 100 me­tros li­vres, o nor­te-ame­ri­ca­no Tim Mont­go­mery, acusado de ter usa­do THG (e ou­tras subs­tân­ci­as proi­bi­das) made in Bal­co e sua mu­lher, a ve­lo­cis­ta Ma­ri­on Jo­nes, en­fren­ta a mes­ma sus­pei­ta. A cor­re­do­ra dos 1.500 me­tros, Re­gi­na Ja­cobs, tes­tou po­si­ti­vo para THG e foi sus­pen­sa por quatro anos. Em ju­lho, um dia an­tes do anún­cio da pu­ni­ção, Ja­cobs, 40 anos, anun­ci­ou a sua apo­sen­ta­do­ria das pis­tas. En­fim, re­pu­ta­çõ­es fo­ram des­tru­í­das ou, no mí­ni­mo, ar­ra­nha­das e al­guns pas­sa­por­tes ilus­tres per­de­ram o ca­rim­bo para Ate­nas.

A ex-na­da­do­ra Kris­tin Otto...

AFPA ex-na­da­do­ra Kris­tin Otto…AFP

Esse fil­me pa­re­ce ser ve­lho e co­nhe­ci­do, ain­da mais quan­do ain­da es­tão fres­cas na me­mó­ria as ce­nas do mai­or es­cân­da­lo de do­ping ocor­ri­do em Olim­pí­a­das: a fi­nal dos 100 me­tros ra­sos em Seul, em 1988, quan­do o ca­na­den­se Ben John­son, um fei­xe de mús­cu­los na for­ma de ve­lo­cis­ta, ga­nhou a pro­va com a mar­ca de 9,79 se­gun­dos, ba­teu o re­cor­de mun­di­al – e tes­tou po­si­ti­vo para ou­tro es­te­rói­de, o es­ta­no­lo­zol, de­li­to que in­va­li­dou sua per­for­man­ce e o ba­niu das pis­tas por dois anos. Mas o THG não é sim­ples­men­te mais uma subs­tân­cia a en­trar na lis­ta dos com­pos­tos proi­bi­dos pe­las au­to­ri­da­des es­por­ti­vas. Não é um com­pos­to qual­­quer. “O THG é a pri­mei­ra dro­ga de­se­nha­da para ser usa­da es­pe­ci­al­men­te como do­ping por atle­tas”, afir­ma Fran­cis­co Ra­dler de Aqui­no Neto, coordenador do La­bo­ra­tó­rio de Con­tro­le de Do­pa­gem do Instituto de Química da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro (UFRJ), úni­co cen­tro na­ci­o­nal cre­den­ci­a­do jun­to à Ama. “Ela não foi tes­ta­da em se­res hu­ma­nos e nin­guém co­nhe­ce a sua to­xi­ci­da­de. Pode ser um ve­ne­no.” Sua for­ma de cri­a­ção foi, por­tan­to, inu­si­ta­da, so­fis­ti­ca­da, tal­vez um si­nal dos no­vos tem­pos.

Pelo que se sabe, o THG saiu dos la­bo­ra­tó­ri­os da Bal­co, que es­tá sen­do pro­ces­sa­da e po­de pa­gar uma mul­ta de mais de US$ 700 mil, e foi di­re­to para os cor­pos dos atle­tas. Não só o seu uso por cor­re­do­res e es­por­tis­tas con­fi­gu­ra do­ping como a sua pró­pria fa­bri­ca­ção em si é ile­gal. É uma dro­ga to­tal­men­te clan­des­ti­na. Ela exis­te para ser em­pre­ga­da na tra­pa­ça es­por­ti­va. O mes­mo não acon­te­ce com a mai­o­ria dos fár­ma­cos cujo uso é ve­da­do aos atle­tas que to­mam par­te de uma Olim­pí­a­da ou de ou­tras com­pe­ti­çõ­es ofi­ci­ais, mas que são úteis para a me­di­ci­na no tra­ta­men­to de pro­ble­mas de saú­de. Im­pres­cin­dí­vel para os di­a­bé­ti­cos, a in­su­li­na é um exem­plo de subs­tân­cia im­por­tan­te para o tra­ta­men­to de uma con­di­ção clí­ni­ca. Nos es­por­tes, no en­tan­to, se uti­li­za­da por atle­tas não-di­a­bé­ti­cos, seu efei­to pode ser se­me­lhan­te ao de um ana­bo­li­zan­te: au­men­ta a mas­sa mus­cu­lar. Ou­tro caso é o do Hor­mô­nio de Cres­ci­men­to Hu­ma­no (hGH). Em­pre­ga­do no tra­ta­men­to de pro­ble­mas de na­nis­mo ou per­da de mas­sa mus­cu­lar, o hGH re­duz o acú­mu­lo de gor­du­ra, es­ti­mu­la a sín­te­se de pro­teí­nas e ele­va a por­cen­ta­gem de mas­sa cor­po­ral ma­gra em atle­tas.

Pou­ca gen­te se dá con­ta de que o con­cei­to de do­ping muda com o tem­po e não é uni­ver­sal. Cada país, es­por­te ou épo­ca le­gis­la (ou não) so­bre as subs­tân­ci­as ou mé­to­dos que po­dem ser usa­dos para me­lho­rar a per­for­man­ce dos atle­tas. O que era de­fi­ni­do como um au­xí­lio ile­gal on­tem pode hoje ser en­ca­ra­do como lí­ci­to, des­de que o uso con­tro­la­do de uma subs­tân­cia não ofe­re­ça ris­cos à saú­de ou ga­nhos de de­sem­pe­nho a seus usu­á­ri­os. Es­ti­mu­lan­te pre­sen­te nos grãos de café e em fo­lhas de chá, a ca­feí­na, por exem­plo, aca­ba de ser re­ti­ra­da da lis­ta de subs­tân­ci­as proi­bi­das pelo Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal (COI), que se­gue as re­co­men­da­çõ­es da Ama. O COI só vai in­ves­ti­gar atle­tas nos quais for de­tec­ta­da uma quan­ti­da­de mu­i­to ele­va­da des­sa subs­tân­cia. Al­gu­mas subs­tân­ci­as, como o ál­co­ol e os beta-blo­quea­do­res (que di­mi­nu­em os ba­ti­men­tos car­dí­a­cos e au­men­tam a con­cen­tra­ção), só são proi­bi­das em al­guns es­por­tes. Em ou­tros não con­fi­gu­ram um de­li­to. Um jo­ga­dor de bas­que­te ou de vô­lei pode jo­gar de por­re e en­char­ca­do de beta-blo­quea­do­res (o que só pre­ju­di­ca­rá o seu de­sem­pe­nho); um ati­ra­dor ou um jo­ga­dor de fu­te­bol, não. Para es­ses úl­ti­mos, o em­pre­go des­sas subs­tân­cias é ve­da­do em com­pe­ti­ção.

...e o ci­clis­ta Lan­ce Arms­trong: mu­i­tas sus­pei­tas de do­ping, mas ne­nhu­ma pro­va con­clu­si­va

AFP…e o ci­clis­ta Lan­ce Arms­trong: mu­i­tas sus­pei­tas de do­ping, mas ne­nhu­ma pro­va con­clu­si­vaAFP

A par­tir dos anos 1970, os ca­sos de do­ping pa­re­cem ter se tor­na­do par­te do es­por­te de alto ní­vel. Além do es­cân­da­lo Ben John­son e do af­fair Bal­co/THG, Di­e­go Ma­ra­do­na pro­ta­go­ni­zou ou­tro caso ru­mo­ro­so há al­guns anos. Na Copa do Mun­do de 1994, nos Es­ta­dos Uni­dos, o ex-jo­ga­dor ar­gen­ti­no tes­tou po­si­ti­vo para efe­dri­na, es­ti­mu­lan­te mu­i­to usa­do como des­con­ges­ti­o­nan­te na­sal (e para per­der peso). Foi ba­ni­do da com­pe­ti­ção. Anos de­pois, jo­gan­do no time ita­li­a­no do Ná­po­li, tra­ços de co­caí­na fo­ram en­con­tra­dos em sua uri­na. Mas é fal­sa a im­pres­são de que o em­pre­go de aju­da ile­gal para me­lho­rar a per­for­man­ce atlé­ti­ca re­mon­ta a me­ros 30 anos. Na ver­da­de, o que co­me­çou há pou­co mais de três dé­ca­das foi a ado­ção sis­te­má­ti­ca de con­tro­les anti-do­ping. Mas re­cor­rer a for­mas nada es­por­ti­vas de au­xí­lio para dei­xar seus opo­nen­tes para trás é uma prá­ti­ca tão an­ti­ga quan­to o ho­mem.

Na Chi­na, há qua­se 5 mil anos, chás de ma­chuang, fo­lha com ele­va­das con­cen­tra­çõ­es de efe­dri­na, eram usa­das pa­ra es­ti­mu­lar os tra­ba­lha­do­res em suas ta­re­fas. Quer di­zer, Ma­ra­do­na ape­nas se­guiu um dis­cu­tí­vel há­bi­to an­ti­go para me­lho­rar a per­for­man­ce. Chás de co­gu­me­los e pre­pa­ra­dos à base de se­men­tes de plan­tas tam­bém eram con­su­mi­dos na Gré­cia du­­ran­te as pri­mei­ras Olim­pí­a­das, sé­cu­los an­tes de Cris­to. Por vol­ta do fi­nal do sé­cu­lo 19, épo­ca em que o es­por­te co­me­ça­va a se or­ga­ni­zar em ní­vel in­ter­na­ci­o­nal, a Eu­ro­pa pro­du­ziu uma be­bi­da mu­i­to es­pe­ci­al, o Vin Ma­ri­a­ni. Além de suco de uva fer­men­ta­do, o tô­ni­co es­ti­mu­lan­te ti­nha tra­ços de co­caí­na e fa­zia su­ces­so en­tre al­guns es­por­tis­tas, em es­pe­ci­al os ci­clis­tas. Ali­ás, a pri­mei­ra mor­te atri­bu­í­da a do­ping é a de um cor­re­dor de bi­ci­cle­ta, o in­glês Ar­thur Lin­ton, em 1886. Ele to­mou uma over­do­se de speed ball, uma mistura de cocaína com heroína.

O ter­mo do­ping é de­ri­va­do da pa­la­vra ho­lan­de­sa dop, que ori­gi­nal­men­te de­sig­na­va uma be­bi­da al­co­ó­li­ca fei­ta com cas­cas de uva por guer­rei­ros da tri­bo zulu em bus­ca de mais for­ça e co­ra­gem para suas ba­ta­lhas. No iní­cio do sé­cu­lo 20, seu uso era bem es­pe­cí­fi­co: de­sig­nar dro­gas da­das para tur­bi­nar a per­for­man­ce de ca­va­los de cor­ri­da. Com o tem­po, do­ping vi­rou si­nô­ni­no de mé­to­dos ile­gais ou ata­lhos quí­mi­cos uti­li­za­dos para me­lho­rar a per­for­man­ce em qual­quer es­por­te. Até a dé­ca­da de 1930, a mai­o­ria dos atle­tas que tri­lha­vam esse pe­ri­go­so ca­mi­nho usa­va com­pos­tos à base de ál­co­ol, es­tric­ni­na, he­roí­na ou ca­feí­na. Mais tar­de sur­giu ou­tro es­ti­mu­lan­te mu­i­to usa­do por atle­tas interessados em melhorar seu desempenho a qualquer custo, a an­fe­ta­mi­na. Após a Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al, em cu­jos cam­pos de ba­ta­lha a an­fe­ta­mi­na foi utilizada por sol­da­dos e pi­lo­tos de avi­ão, en­tra­ram em cena dois gru­pos de com­pos­tos usa­dos por atle­tas para au­men­tar a mas­sa mus­cu­lar: os hor­mô­ni­os mas­cu­li­nos, se­me­lhan­tes à tes­tos­te­ro­na, e os es­te­rói­des ana­bó­li­cos an­drogênicos.

Es­sas subs­tân­ci­as, como a mai­o­ria dos com­pos­tos que se tor­nam do­ping, de­ve­ri­am ser usa­das ape­nas para tra­tar pro­ble­mas de saú­de, mas logo fo­ram pa­rar nas mãos – e no cor­po – de mus­cu­lo­sos com­pe­ti­do­res. “Cada avan­ço da me­di­ci­na traz coi­sas boas para as pes­so­as e al­gu­mas ru­ins para os es­por­tes, como no­vas for­mas de do­ping”, co­men­ta De Rose. “É um pro­ble­ma sem so­lu­ção. Nem 1% dos atle­tas usa es­ses mei­os ilí­ci­tos, mas os ca­sos de do­ping cha­mam mu­i­to a aten­ção na mí­dia.” Em 1960, o mun­do es­por­ti­vo fi­cou cho­ca­do com o óbi­to de um ci­clis­ta di­na­mar­quês em ple­na Olim­pí­a­da de Roma. De novo, a cul­pa foi do ex­ces­so de an­fe­ta­mi­na. Em 1964, a úl­ti­ma Olim­pí­a­da sem nenhum con­tro­le an­ti­-do­ping, os atle­tas es­ta­vam tão mus­cu­lo­sos em al­gu­mas mo­­da­­li­da­des que a saí­da foi ela­bo­rar, a par­tir dos jo­gos se­guin­tes, na Ci­da­de do Mé­xi­co (1968), pela pri­­mei­ra vez uma lis­ta de subs­tân­ci­as proi­bi­das, en­­tão res­tri­tas a es­ti­mu­lan­tes e nar­có­ti­cos, e a fa­zer tes­tes de uri­na.

Ma­ra­do­na (à direita) na Copa de 94: efe­dri­na na uri­na do jo­ga­dor

AFPMa­ra­do­na (à direita) na Copa de 94: efe­dri­na na uri­na do jo­ga­dorAFP

For­mas de do­ping san­­güí­neo, por meio de trans­fu­sõ­es ou da ad­mi­nis­tra­ção de subs­tân­ci­as que ele­vam o nú­me­ro de he­má­ci­as no or­ga­nis­mo, como a eri­tro­po­ie­­ti­na (EPO), ga­nha­ram usu­á­ri­os nos úl­ti­mos anos. “Sem­pre há atle­tas dis­pos­tos a ten­tar qual­quer for­ma de do­ping”, diz Ra­dler. Re­cor­rer à EPO, um jei­to ile­gal de au­men­tar a re­sis­tên­cia em pro­vas lon­gas, pode le­var uma pes­soa à mor­te: o san­gue se tor­na tão vis­co­so que o ris­co de ha­ver um der­ra­me ou ata­que car­dí­a­co au­men­ta con­si­de­ra­vel­men­te. Mais uma vez os cor­re­do­res de bi­ci­cle­tas (sem­pre eles) fi­gu­ram en­tre os gran­des usu­á­ri­os de EPO. O nor­te-ame­ri­ca­no Lan­ce Arms­trong, um dos mai­o­res ci­clis­tas da atu­a­li­da­de, é sus­pei­to de usar essa for­ma de do­ping, em­bo­ra ele não te­nha sido pego em ne­nhum tes­te até ago­ra. A saí­da foi, além do tes­te de uri­na, ado­tar exa­mes de san­gue. Essa me­di­da en­trou em vi­gor a par­tir do ano 2000, nos jo­gos de Sydney.

Nas dé­ca­das de 1970 e 1980, al­guns paí­ses como a ex­tin­ta Ale­ma­nha Ori­en­tal pro­du­zi­am atle­tas do sexo fe­mi­ni­no tão fan­tás­ti­cas, como a na­da­do­ra Kris­tin Otto, ga­nha­do­ra de seis me­da­lhas de ouro nos jo­gos de Seul (1988), que as sus­pei­tas de do­ping se tor­na­ram uma cons­tan­te. Em al­guns ca­sos, os in­fra­to­res fo­ram fla­gra­dos nos tes­tes, mas isso nun­ca acon­te­ceu com Otto. Ou ela re­al­men­te com­pe­tia sem au­xí­lio ile­gal, ou seu do­ping era so­fis­ti­ca­do de­mais para os exa­mes de en­tão. Nos Es­ta­dos Uni­dos, onde muita gente gos­tava de di­zer (com ra­zão) que o re­cur­so da quí­mi­ca ile­gal no es­por­te era uma po­lí­ti­ca de Es­ta­do dos paí­ses co­mu­nis­tas, o es­cân­da­lo THG trou­xe um sé­rie de ques­tõ­es à tona. Uma de­las foi a de que as au­to­ri­da­des es­por­ti­vas lo­cais sim­ples­men­te se ca­la­vam di­an­te de tes­tes po­si­ti­vos de mu­i­tos de seus atle­tas. Evi­ta­vam di­vul­gar o caso e per­mi­ti­am que seus es­por­tis­tas dis­pu­tas­sem Olim­pí­a­das e cam­pe­o­na­tos mun­di­ais, onde, na mai­o­ria das ve­zes, pas­sa­vam in­có­lu­mes nos tes­tes.

Pas­sar num exa­me anti-do­ping não quer di­zer ne­ces­sa­ri­a­men­te que o atle­ta es­te­ja lim­po, que com­pi­ta sem adi­ti­vos ile­gais. Tal­vez o mais cor­re­to seja di­zer que ele não usa ne­nhum pro­du­to ile­gal cuja pre­sen­ça pode ser de­ter­mi­na­da com exa­ti­dão num la­bo­ra­tó­rio. Al­guns com­pos­tos, como o hGH, em­bo­ra proi­bi­dos, não são fla­gra­dos nos tes­tes. “Ain­da não exis­te um exa­me para de­tec­tá-lo”, ad­mi­te De Rose. E pe­gar a eri­tro­po­ie­ti­na, ape­sar de pos­sí­vel, não é fá­cil. Seu peso mo­le­cu­lar é mu­i­to ele­va­do e a mai­or par­te dos es­pec­tô­me­tros de mas­sa não con­se­gue se­pa­rá-la em meio aos com­pos­tos da uri­na. Um ti­ming per­fei­to tam­bém pode lim­par a bar­ra de um atle­ta que usa dro­gas proi­bi­das. Ele pára de usar o com­pos­to ile­gal dias ou se­ma­nas an­tes de uma com­pe­ti­ção im­por­tan­te, onde vai ha­ver tes­tes de uri­na ou san­gue. Des­sa for­ma, tem gran­des chan­ces de não ser apanhado nos exa­mes. Para mi­no­rar esses pro­ble­mas, os es­por­tis­tas de eli­te po­dem hoje ser obri­ga­dos a fa­zer tes­tes fora de com­pe­ti­çõ­es, a qual­quer hora, sem avi­so pré­vio, até mes­mo em casa. “Avi­se os atle­tas que eles vão ter de fazer um tes­te com mais de 24 ho­ras de an­te­ce­dên­cia e eles vão pro­vi­den­ci­ar uma amos­tra, mas na qual você não con­se­gue de­tec­tar nada (de ile­gal)”, afir­ma Ca­sey Wa­de, di­re­tor da Ama. Por­tan­to, al­gu­mas por­tas do do­ping es­tão semi-aber­tas para com­pe­ti­do­res dis­pos­tos a cor­rer os ris­cos.

Re­gi­na Ja­cobs: THG no tes­te da cor­re­do­ra

AFPRe­gi­na Ja­cobs: THG no tes­te da cor­re­do­raAFP

Na era da clo­na­gem e dos trans­gê­ni­cos, as au­to­ri­­da­des mé­di­co-es­por­ti­vas ten­­­tam ser pró-ati­vas e se an­­te­ci­par a fu­tu­ras ten­dên­ci­as em sua área de atu­a­ção. Nin­guém dú­vi­da de que, em pou­cos anos, apa­re­çam os pri­mei­ros atle­tas ge­ne­ti­ca­men­te mo­di­fi­ca­dos, os X-Men dos es­por­tes, pa­ra­fra­se­an­do o tí­tu­lo de um fil­me de su­ces­so. No iní­cio do ano, pes­qui­sa­do­res da Uni­ver­si­da­de da Pen­sil­vâ­nia, Es­ta­dos Uni­dos, au­men­ta­ram em 30% a quan­ti­da­de de mús­cu­los em rato por meio de uma al­te­ra­ção em um gene. É o tipo de no­tí­cia que cau­sa co­mi­chão e abre, di­ga­mos, pers­pec­ti­vas para cer­tos atle­tas e la­bo­ra­tó­ri­os como a Bal­co. Ape­sar de ser um pro­ble­ma para o fu­tu­ro pró­xi­mo (nin­guém deve es­tar ma­ni­pu­lan­do ge­nes com essa fi­na­li­da­de), o do­ping ge­né­ti­co já está proi­bi­do. Mas, mais uma vez, ain­da não há for­ma de de­tec­tá-lo nos tes­tes de uri­na e san­gue hoje apli­ca­dos nos atle­tas olímpicos.

Numa po­si­ção com cer­te­za po­lê­mi­ca, al­guns pes­qui­sa­do­res não con­si­de­ram a ma­ni­pu­la­ção ge­né­ti­ca uma for­ma de do­ping. “Não se tra­ta de de­fen­der sim­ples­men­te o seu uso nos mei­os es­por­ti­vos”, ex­pli­ca Andy Miah, da Uni­ver­si­da­de de Pais­ley, na Escócia, au­tor do li­vro Ge­ne­ti­cally mo­di­fi­ed ath­le­tes. “Mi­nha po­si­ção se ba­seia em uma no­ção mais am­pla do que é o ser hu­ma­no, mais abran­gen­te do que a ad­mi­ti­da hoje no es­por­te.” O com­ba­te ao do­ping, por exem­plo, é ba­se­a­do na idéia do atle­ta na­tu­ral, do es­por­tis­ta que atin­ge a ex­ce­lên­cia por meio de es­for­ços es­tri­ta­men­te ca­rac­te­ri­za­dos como hu­ma­nos. Miah acre­di­ta que a re­la­ção ho­mem-tec­no­lo­gia é mais com­ple­xa do que essa no­ção. “Acei­tar a mo­di­fi­ca­ção ge­né­ti­ca é re­co­nhe­cer que pode haver ma­nei­ras mais am­plas de ser hu­ma­no. Cri­mi­na­li­zar possíveis alterações em genes, as­se­me­lhan­do-as ao do­ping, im­pli­ca acei­tar que to­dos con­cor­da­mos so­bre o pa­pel da ge­né­ti­ca. E isso não é ver­da­de. A gran­de con­tro­vér­sia so­bre a va­li­da­de da clo­na­gem hu­ma­na mos­tra que isso não é exatamente ver­da­de.” Para o pesquisador, aco­lher os X-Men nos es­por­tes po­de­ria in­clu­si­ve aju­dar a com­ba­ter o do­ping por meio da administração de substâncias proibidas. Se­ria ain­da uma ma­nei­ra de le­var os atle­tas a no­vos pa­ta­ma­res de ex­ce­lên­cia e de man­ter o in­te­res­se pelo jogo. Será?

 

O arsenal proibido em Atenas

Durante a Olimpíada, o uso de algumas substâncias e de métodos considerados como doping é proibido ou limitado

Estimulantes
Atu­am no sis­te­ma ner­vo­so e dei­xam cor­po e mente aler­tas e ace­le­ra­dos. Os es­ti­mu­lan­tes (an­fe­ta­mi­na, co­caí­na, ecs­tasy) des­pis­tam o can­sa­ço, au­men­tam a agres­si­vi­da­de e po­dem me­lho­rar o ren­di­men­to.

Narcóticos
Ti­ram a sen­sa­ção de dor dos atle­tas. Po­dem tam­bém pro­vo­car sen­sa­ção de eu­fo­ria, dan­do um em­pur­rão pa­ra os com­pe­ti­do­res. Exem­plos clás­­­­si­cos são mor­fi­na e he­roí­na.

Canabinóides
Não há ga­nhos cla­ros de per­for­man­­­ce as­so­ci­a­dos a es­sas dro­gas (ha­xixe e maconha). Ao con­trá­rio. Pro­vo­cam per­da de con­cen­tra­ção e co­or­de­na­ção mo­to­ra.

Agentes anabólicos
Pro­mo­vem ga­nho de peso e mús­cu­los. Quan­do usa­dos em mu­lhe­res, dei­xam-nas mais “mas­cu­li­nas”. São di­vi­di­dos em sub­ca­te­go­ri­as.

Es­te­rói­des ana­bó­li­cos an­dro­gê­ni­cos exó­ge­nos
Não são pro­du­zi­dos na­tu­ral­men­te no cor­po hu­ma­no. Sua pre­sen­ça num tes­te de con­tro­le, in­de­pen­den­te­men­te da quan­ti­da­de en­con­tra­da, con­fi­gu­ra do­ping. Al­gu­mas subs­tân­ci­as in­clu­í­das nes­se gru­po: nan­dro­lo­na, es­ta­lo­no­zol e THG (te­tra­hi­dro­ges­­tri­no­na).

■ Es­te­rói­des ana­bó­li­cos an­dro­gê­ni­cos en­dó­ge­nos
São subs­­tân­ci­as, como tes­tos­te­ro­na, an­dros­te­no­di­ol e an­dros­te­no­di­o­na, que são fa­bri­ca­das pelo or­ga­nis­mo humano. O do­ping se ca­rac­te­ri­za quan­do os tes­tes fla­gram es­sas subs­tân­ci­as em ní­veis aci­ma dos na­tu­ral­men­te sin­te­ti­za­dos pelo ho­mem.

■ Es­te­rói­des não-an­dro­gê­ni­cos
Duas drogas, clem­bu­te­rol e ze­ra­nol, são proi­bi­das.

Hormônios peptídicos
En­glo­bam seis ti­pos de subs­tân­ci­a, que, de acor­do com o com­pos­to, po­dem re­sul­tar em di­fe­ren­tes ti­pos de ga­nho.

■ Eritropoietina (EPO)
Es­ti­mu­la a pro­du­ção de gló­bu­los ver­me­lhos na me­du­la ós­sea, au­men­tan­do a quan­­ti­da­de de oxi­gê­nio trans­por­ta­do aos te­ci­dos mus­cu­la­res. Os rins fa­bri­cam na­tu­ral­men­te a EPO, mas a ad­mi­nis­tra­ção de do­ses ex­tras de eri­tro­po­ie­ti­na re­com­bi­nan­te au­men­­ta a re­sis­tên­cia de es­por­tis­tas em pro­­vas longas que exi­gem gran­de es­for­ço ae­ró­bi­co (alto con­su­mo de oxi­gê­nio).

■ Hor­mô­nio do cres­ci­men­to hu­ma­no (hGH) e Fa­tor de cres­ci­men­to se­me­lhan­te  à in­su­li­na (IGF-1)
Re­duz o acú­mu­lo de gor­du­ra, es­ti­mu­la a sín­te­se de pro­teí­nas e ele­va a por­cen­ta­gem de mas­sa cor­po­ral ma­gra. O IGF-1, cuja pro­du­ção é in­du­zi­da pelo hGH, tem efei­tos se­me­lhan­tes.

■ Go­na­do­tro­fi­na co­ri­ô­ni­ca hu­ma­na (hCG)
Uso proi­bi­do em atle­tas homens. Ele­va a pro­du­ção na­tu­ral de es­te­rói­des an­dro­gê­ni­cos, como a tes­tos­te­ro­na, aumentando a mas­sa mus­cu­lar dos atletas.

■ Go­na­do­tro­fi­nas sin­té­ti­cas ou da pi­tu­i­tá­ria, como o hor­mô­nio lu­tei­ni­zan­te (LH)
Proi­bi­das ape­nas em atle­tas de sexo mas­cu­li­no. Têm ação se­me­lhan­te à da gonadotrofina coriônica humana.

■ In­su­li­na
Tem efei­to ana­bo­li­zan­te, es­pe­ci­al­men­te se usa­da com es­te­rói­des. Ape­nas atle­tas di­a­bé­ti­cos, quan­­do so­li­ci­ta­rem a de­vi­da au­to­ri­za­ção, po­dem to­má-la.

■ Cor­ti­co­tro­fi­nas
Antiinflamató­rios com efei­to se­me­lhan­te ao de cor­ti­cói­des usados por via oral, in­tra­mus­­cu­lar ou in­je­tá­vel. Aci­ma de de­ter­mi­na­dos ní­veis, sua pre­sen­ça vira do­ping.

AFPBeta-2 Ago­nis­tas
Subs­tân­ci­as, como sal­bu­ta­mol e ter­­bu­ta­li­na, que fun­ci­o­nam como es­ti­mu­lan­tes e, em do­ses mu­i­to al­tas, como ana­bo­li­zan­tes.

Agen­tes com ati­vi­da­de anties­tro­gê­ni­ca
Ini­bem o me­ta­bo­lis­mo da tes­tos­te­ro­na na ten­ta­ti­va de ele­var sua con­cen­tra­ção no or­ga­nis­mo. Proi­bi­dos ape­nas em atle­tas do sexo mas­cu­li­no. Exem­plos des­sas subs­tân­ci­as: clo­mi­fe­no, ta­mo­xi­fe­no e ini­bi­do­res de aro­ma­ta­se.

Agen­tes mas­ca­ran­tes
Al­gu­mas subs­tân­ci­as, como os di­u­ré­ti­cos (ace­ta­zo­la­mi­da, ami­lo­ri­da, fu­ro­se­mi­da), são proi­bi­das por­que ace­le­ram a eli­mi­na­ção da uri­na. Tam­bém é in­ter­di­ta­do o uso de blo­quea­do­res de ex­cre­ção (pro­be­ne­ci­da) e ex­pan­so­res de plas­ma (dex­tra­na, al­bu­mi­na).

Gli­co­cor­ti­cos­te­rói­des
A ad­mi­nis­tra­ção via oral, re­tal, in­tra­mus­cu­lar ou en­do­ve­no­sa des­ses antiin­fla­ma­tó­ri­os (cor­ti­so­na, de­xa­me­ta­so­na) é ve­da­da. O do­ping só não se con­fi­gu­ra se os gli­co­cor­ti­cos­te­rói­des fo­rem ad­mi­nis­tra­dos por ou­tras vias.

Álcool
Al­guns es­por­tes – fu­te­bol, bo­li­che, bi­lhar, au­to­mo­bi­lis­mo, es­qui, luta e mo­to­ci­clis­mo – exi­gem que seus es­por­tis­tas com­pi­tam 100% só­bri­os. Nes­se ca­so, qual­quer quan­ti­da­de de ál­co­ol con­fi­gu­ra do­ping. Ou­tras mo­da­­li­da­des toleram di­ferentes concen­trações da subs­tân­cia. É o caso do tri­a­tlo, ca­ra­tê, es­por­tes ae­ro­náut­i­cos, pen­ta­tlo mo­der­no, arco-e-fle­cha, gi­­nás­ti­ca e pa­ti­nacão. Os de­mais es­portes proíbem o uso de álcool.

Beta-Blo­quea­do­res
Ao di­mi­nu­ir o rit­mo dos ba­ti­men­tos car­dí­a­cos de um atle­ta, au­men­tam a sua con­cen­tra­ção e re­duzem a tre­me­dei­ra. Ape­nas as se­guin­tes mo­da­li­da­des ve­dam sua uti­li­za­ção: es­por­tes ae­ro­náu­ti­cos, arco-e-fle­cha, au­to­mo­bi­lis­mo, bi­lhar, bobs­leigh, bo­­li­che, bo­li­che de 9 pi­nos, brid­ge, cur­ling, es­qui, fu­te­bol, gi­nás­ti­ca, luta, mo­to­ci­clis­mo, sal­tos or­na­men­tais e nado sin­cro­ni­za­do, pen­ta­tlo mo­der­no, tiro, vela (para os ti­mo­nei­ros) e xa­drez.

Di­u­ré­ti­cos
São proi­bi­dos em to­dos os es­por­tes. Mas al­gu­mas mo­da­li­da­des em que há dis­pu­tas por ca­te­go­ria de peso ou em que a per­da de peso tur­bi­na a per­for­man­ce não acei­tam nem mes­mo que seus atle­tas re­quei­ram isen­ção de uso te­ra­pêu­ti­co para di­u­ré­ti­cos. Tal res­tri­ção se apli­ca para o fi­si­cul­tu­ris­mo, boxe, sal­to com es­qui, judô, ca­ra­tê, le­van­ta­men­to de peso, luta, po­wer­lif­ting, remo (peso li­gei­ro), tae-kwon-do e wus­hu.

Au­men­to de car­re­a­do­res de oxi­gê­nio
É ve­da­do to­mar trans­fu­sõ­es de san­gue, ex­ce­to em caso de tra­ta­men­to mé­di­co jus­ti­fi­cá­vel, e usar pro­du­tos que au­men­tam a cap­ta­ção, o trans­por­te ou o apor­te de oxi­gê­nio, como as eri­tro­poi­e­ti­nas.

Ma­ni­pu­la­ção da uri­na
Não po­dem ser usa­dos mé­to­dos ou subs­tân­ci­as que te­nham como ob­je­ti­vo al­te­rar ou in­va­li­dar as ca­rac­te­rís­ti­cas ori­gi­nais do xixi de um atle­ta, ma­té­ria-pri­ma para o exa­me anti-do­ping, e as­sim en­co­brir al­gu­ma aju­da ilí­ci­ta.

Do­ping ge­né­ti­co
De­fi­ni­do como o uso sem fins te­ra­pêu­ti­cos de ge­nes, ele­men­tos ge­né­ti­cos ou cé­lu­las, como as célulastronco, que te­nham a ca­pa­ci­da­de de au­men­tar o ren­di­men­to fí­si­co do atle­ta.

Republicar