Brasil

A Mimosa reaparece

Foi redescoberta uma espécie típica do cerrado da qual não se tinha notícia desde 1895: a Mimosa splendida, arbusto de quase 2 metros de altura, com tronco coberto de escamas e folhas no alto do caule. Descrita há 109 anos pelo naturalista francês Auguste Glaziou, a Mimosa splendida – sem nome popular – tem a forma de candelabro e cresce sobre solos rochosos e arenosos da Chapada dos Veadeiros, norte de Goiás.

“O fato de ter sido reencontrada após tanto tempo significa que se trata de um espécie naturalmente muita rara e de distribuição geográfica bastante restrita, mesmo dentro da Chapada dos Veadeiros”, comenta Marcelo Simon, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e co-autor da descoberta, feita com Marina Amaral, quando ambos integravam a equipe do ecólogo John Hay e da botânica Carolyn Proença na Universidade de Brasília (UnB).

Noticiado na Revista Brasileira de Botânica, esse achado reforça a importância da Chapada dos Veadeiros como centro de espécies endêmicas (exclusivas) para esse gênero de plantas, o mesmo da dormideira ou sensitiva (Mimosa pudica), cujas folhas se fecham quando tocadas. Da dormideira já se conhecem alguns usos – no tratamento de problemas de fígado ou intestino, entre outros -, mas nada ainda foi estudado sobre os compostos químicos peculiares ou processos de polinização da Mimosa splendida. “Está tudo em aberto.”