Imprimir PDF Republicar

mundo

Diferenças gritantes

Com base na comparação estatística de milhares de genes do homem e do chimpanzé, 99,2% coincidentes, chegou-se à conclusão de que uma parte da diferença entre as duas espécies encontra-se nos genes da audição e do olfato. Pesquisadores da empresa norte-americana Celera Diagnostics colocaram lado a lado 7.600 seqüências de genes do chimpanzé com as de seus correspondentes humanos e, para dar uma perspectiva evolutiva mais ampla, acrescentaram os genes do camundongo.

Curiosamente, o centro da audição parece não estar apenas no cérebro, mas no próprio aparelho auditivo, notadamente em um gene, o alfa-tectorina, na membrana do ouvido interno. Mutações nesse gene costumam causar surdez congênita no homem. Como esse gene é muito distinto nos homens e nos chimpanzés, pretende-se descobrir o papel dessas diferenças e se seriam deficiências de audição que impediriam o chimpanzé de aprender a linguagem.

Surgiram também surpreendentes adaptações ligadas ao olfato: alguns genes dos seres humanos foram desativados permanentemente, enquanto outros se desenvolveram nos homens rapidamente, a exemplo daqueles que ajudam a encontrar comida e possivelmente a escolher as companheiras. Mas as diferenças entre as duas espécies decorrem também de uma série de complexas mudanças evolucionárias e os estudos estão apenas começando.

Republicar