Imprimir PDF Republicar

mundo

Fertilidade masculina em queda

Um estudo do Centro de Fertilidade de Aberdeen, na Escócia, sugere que a fertilidade masculina está em declínio, após constatar, entre 1989 e 2004, uma queda de 29% nos índices médios de contagem de esperma – quase um terço em pouco mais de uma década. Os pesquisadores analisaram 16 mil amostras de sêmen de habitantes do Nordeste da Escócia que se apresentaram como voluntários.

Um estudo anterior já tinha registrado uma diminuição mundial de 50% na contagem de esperma ao longo de 50 anos na última metade do século 20. Mas ainda não é possível estabelecer em que medida fatores externos – como o fumo, o uso de drogas, o álcool e a obesidade – afetam a qualidade do esperma. As influências ambientais, a exemplo de pesticidas e dos produtos químicos em geral, além de material radioativo, também costumam ser relacionadas entre os principais demolidores de fertilidade.

No que diz respeito especificamente aos escoceses, porém, os especialistas do centro de Aberdeen se perguntam se a queda na taxa local de contagem de esperma pode ser atribuída ao acidente nuclear de Chernobyl, em 1986. A chuva ácida e a poeira radioativa resultantes do acidente teriam passado sobre território escocês, expondo a população a índices excessivos de radiação.

Republicar