Imprimir PDF Republicar

Brasil

O homem virtual e suas doenças

Uma coleção de CDs desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) reproduz a anatomia humana e o ataque de doenças ao organismo, com recursos de computação gráfica. Batizadas de Homem Virtual, essas ferramentas transformam o conhecimento médico em animação tridimensional. Estão sendo usadas no treinamento de estudantes e também em consultórios, para ajudar os pacientes a visualizar suas doenças e as estratégias de tratamento. Sete CDs já foram lançados. Cada um esmiúça um tema e é resultado de dois meses de trabalho. Primeiro, um grupo de médicos se reúne para compilar o conhecimento acumulado naquela especialidade.

Depois, passam as informações para os técnicos em animação, que as transformam num software interativo. “Reproduzimos uma infinidade de detalhes da anatomia. Afinal, um dos objetivos é o treinamento de médicos”, diz Chao Lung Wen, coordenador da disciplina de Telemedicina da FMUSP. Um desses CDs é usado num curso sobre anatomia dos ossos do quadril e dos membros inferiores. “Um assunto que o estudante levaria quatro dias para entender ele consegue compreender em quatro horas.

A ferramenta é importante para a educacão a distância”, diz Wen. Outros títulos têm como alvo o público leigo, como os que mostram o ciclo do crescimento dos pêlos e a fisiologia da acne. Foram distribuídos em consultórios de dermatologistas, com patrocínio de uma indústria farmacêutica, para orientar os pacientes. Vem aí CDs sobre exercício físico, asma e doenças sexualmente transmissíveis. Cada exemplar custa R$ 50,00 e pode ser comprado pelo telefone (11) 3062-8784.

Republicar