Imprimir PDF Republicar

Brasil

As conseqüências do sono atrasado

Antes de passar por uma cirurgia, pergunte ao seu médico qual o horário em que ele costuma dormir. Isso mesmo. Se ele responder que em geral se deita tarde, não insista em fazer a operação pela manhã, um dos horários preferidos pelos cirurgiões – a menos que não se importe com o risco de ele cochilar durante a operação.

Há razão para se precaver. Interessada na relação entre o ritmo biológico e a sonolência durante o dia, a psiquiatra Maria Paz Hidalgo, do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, investigou o padrão de sono e vigília de 310 estudantes de medicina, que normalmente dormem menos que o necessário, assim como os médicos já formados.

Em um artigo publicado no Psychological Reports, Maria Paz relata que – independentemente do total de horas dormidas – os alunos classificados como vespertinos, que dormem e acordam tarde, correspondentes a quase um terço do total analisado, apresentam uma propensão maior a cochilar ou adormecer durante o dia em comparação com os matutinos, que deitam e acordam cedo. O resultado preocupa, uma vez que a sonolência diurna está associada à ocorrência de acidentes de trabalho e queda na produtividade.

Republicar