Imprimir PDF Republicar

Brasil

Criança mais segura com novo assento

Um novo assento para carros, destinado a transportar com segurança crianças acima de 3 anos, está previsto para chegar ao mercado em três meses. Trata-se do Kael – uma placa de retenção feita de náilon que é afixada no banco traseiro do automóvel com o próprio cinto de segurança.

Desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por uma equipe formada por engenheiros, pediatra, ortopedista e psicólogo, o equipamento representa um avanço do ponto de vista pediátrico, segundo o professor Antônio Celso Arruda, da Faculdade de Engenharia Mecânica, coordenador do projeto. Além disso, preencherá uma lacuna do mercado.

Seu preço, em torno de R$ 100,00, será bastante acessível em relação às cadeirinhas usadas para transporte de bebês. A fabricação do Kael está sendo negociada com uma empresa incubada na Unicamp. O protótipo já foi aprovado em dois testes: em colisão de automóvel com um caminhão a 50 quilômetros por hora e contra barreira rígida em condições de impacto superiores às exigidas pela norma brasileira de trânsito.

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Fábio Racy, afirma que a entidade ainda não avaliou o Kael, mas considera o equipamento bem-vindo. “A opção atual para crianças maiores é bastante inadequada”, diz ele, referindo-se a uma espécie de banco que aumenta a altura para permitir o uso correto do cinto de segurança, fora da área do pescoço, e cujo principal inconveniente é o risco de deslocamento da criança em caso de impacto.

Republicar