Brasil

A festa do nº 100 de Pesquisa Fapesp

Um evento em comemoração à centésima edição da revista Pesquisa FAPESP reuniu na noite de 14 de junho jornalistas, pesquisadores, intelectuais, estudantes e políticos no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. “Esta revista sempre foi feita por jornalistas, mas não existiria sem a colaboração decisiva dos pesquisadores e sem o apoio da FAPESP”, disse a diretora de redação, Mariluce Moura.

Ela lembrou o auxílio de diretores que passaram pela Fundação e ajudaram a firmar a revista, como Francisco Romeu Landi – morto em abril ainda como diretor presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação -, Nelson de Jesus Parada, diretor na gestão sob a qual foi lançado, em 1995, o boletim Notícias FAPESP, embrião da revista atual, e Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-presidente da Fundação e atual reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mariluce agradeceu ao atual diretor administrativo, Joaquim J. de Camargo Engler, a José Fernando Perez, diretor científico, e a Carlos Vogt, presidente. “A comemoração do nº 100 é muito importante, principalmente pela permanência e expansão editorial que a revista conheceu nestes anos”, disse Carlos Vogt.

Para José Fernando Perez, a revista é parceira da comunidade científica não apenas paulista, mas nacional. “Pesquisa FAPESP transformou os projetos de pesquisa em fonte inesgotável de inspiração para a prática do jornalismo científico”, afirmou.