Imprimir PDF Republicar

Mundo

Em inglês, para todo mundo ler

Divulgar a própria produção científica numa revista de padrão internacional, editada em inglês, pode fazer toda a diferença. Depois de constatar a pouca visibilidade que os trabalhos científicos mexicanos apresentavam fora do país, os responsáveis pela publicação Archivos de Investigación Médica decidiram dar um salto de qualidade. Por meio de uma joint venture com a norte-americana Elsevier Science, a revista se transformou em Archives of Medical Research.

A produção é totalmente feita no México e a publicação, na Filadélfia, está a cargo da Elsevier. De acordo com o editor-chefe da revista, Luis Benítez-Bribiesca, o resultado da empreitada tem sido gratificante. Os cientistas mexicanos, que antes procuravam publicações internacionais para publicar seus trabalhos, agora disputam o espaço da revista do país. Hoje, 35% do material científico vem de 30 países.

A visibilidade da publicação, diz Bribiesca, triplicou e os leitores on-line aumentaram de modo estrondoso: em 2001, os textos requisitados via Internet foram 9.872; em 2003 saltaram para 53.453. Na avaliação do editor-chefe, a experiência mexicana é um exemplo a ser seguido por países que queiram dar visibilidade à produção científica. O segredo, diz, está no padrão de qualidade (SciDev.Net, 11 de junho).

Republicar