Agropecuária

Similaridade genética

O artigo Similaridade genética entre raças bovinas brasileiras, das pesquisadoras Priscila Rangel e Márcio Ferreira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e Maria Zucchi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), procurou estimar a similaridade genética entre animais das raças bovinas crioulo lageano e junqueira. O objetivo foi conhecer a diversidade das raças nacionais com o intuito de contribuir para a definição de estratégias de conservação e uso do patrimônio genético no melhoramento de bovinos no Brasil. A comparação, que teve como referência animais de diferentes raças comerciais das espécies bos taurus e bos indicus, foi realizada por meio da análise de polimorfismo de DNA, com base em marcadores Rapd. “Acredita-se que as raças junqueira e crioulo lageano possam apresentar uma alta similaridade genética, oriunda de um processo de domesticação e formação racial comum, por possuírem semelhanças fenotípicas específicas, tais como formato da cabeça, tamanho dos chifres e porte”, dizem os pesquisadores. Porém o estudo revelou que ao contrário do que era previsto os animais das raças crioulo lageano e junqueira não apresentaram similaridade elevada entre si quando comparados com animais de outras raças comerciais. Os dados mostraram que as duas raças sofreram contribuições genéticas distintas no processo de formação racial. “A divergência genética apresentada indica que elas foram submetidas a um processo de formação independente. Isto sugere que animais dessas raças sejam conservados em rebanhos independentes e utilizados como fontes distintas de alelos de interesse em programas de melhoramento genético”, aponta o artigo.

Pesquisa Agropecuária Brasileira vol. 39 – nº 1 – Brasília – jan. 2004