Imprimir PDF Republicar

Mundo

Metanol para portáteis

Recarregar a bateria de celular, de laptop ou de um aparelho portátil de áudio com metanol (um álcool que pode ser extraído da madeira ou do gás natural) deixou de ser uma prática tão improvável ou futurista. A japonesa Toshiba e a finlandesa Nokia estão testando protótipos de células a combustível com metanol, equipamentos que retiram hidrogênio desse combustível e, junto com o oxigênio do ar, produzem energia elétrica.

A Nokia anunciou esse tipo de bateria para fones de ouvido sem fio. Com 2 mililitros de metanol, ele funciona por até dez horas seguidas. O fabricante japonês mostrou à imprensa, em julho, a tecnologia de célula de combustível de metanol compacta e direta (DMFC, do inglês Direct Methanol Fuel Cell).

O protótipo atende pelas medidas de 22 por 56 por 4,5 milímetros, equivalentes ao comprimento de um polegar feminino, com peso de 8,5 gramas. Essas características o tornam adaptável para fones de ouvido sem fio e garantem 20 horas de funcionamento para um aparelho de áudio de MP3 com uma carga de 2 centímetros cúbicos de metanol.

A nova célula fornece 100 miliwatts de energia. Além da praticidade, a nova tecnologia elimina o gasto de energia elétrica no recarregamento e dispensa pilhas, tornando-se uma forma de energia renovável.

Republicar