Imprimir PDF Republicar

Mundo

Roteador vai parar no Guiness book

Imagine toda a população do mundo (6,4 bilhões de pessoas) falando ao mesmo tempo em uma ligação telefônica via Internet. Ou uma multidão de 1 bilhão de pessoas participando de um jogo on-line simultaneamente, usando voz em tempo real. Outros 15 milhões de pessoas assistindo a vídeo no mesmo minuto. E outro 1,3 milhão de internautas baixando quatro músicas de 4 megabits (MB) instantaneamente.

Com a tecnologia disponível hoje, por exemplo, apenas 9.200 pessoas conseguiriam fazer esse download de uma só vez. A novidade que permite todas essas proezas informáticas é um roteador – equipamento que gerencia, direciona o tráfego e compartilha conexões dentro da Internet – lançado em julho pela empresa norte-americana Cisco Systems, especializada em tecnologia para o funcionamento da rede mundial.

Chamado de Carrier Routing System (CRS-1), o roteador já entrou para o Guinness book, O livro dos recordes. A distinção se deve porque o equipamento é possuidor da mais alta capacidade de processamento do mundo. O CRS-1 usa 92 terabits, ou seja, 92 trilhões de bits por segundo, o que significa potência cem vezes superior à dos demais existentes. O roteador foi criado para serviços de telecomunicações e em aplicações de banda larga.

Republicar