Imprimir PDF Republicar

Mundo

Um trânsito mais humano

Os alemães já conseguem saber – e com uma hora de antecedência! – como anda o trânsito nas rodovias expressas, as autobahns. Após anos de tentativas, os pesquisadores chegaram a um programa de computador capaz de prever com 90% de certeza o comportamento do tráfego. O modelo correu bem por incluir um fator difícil de avaliar: a maneira como as pessoas dirigem, com suas barbeiragens e imprudências habituais.

Em geral, os engenheiros dividem o tráfego em três categorias: fluxo livre, engarrafado ou sincronizado, um estado intermediário entre os outros dois, no qual os carros circulam em harmonia, mas razoavelmente próximos uns dos outros. Era justamente o fluxo sincronizado que atrapalhava as previsões de congestionamento. Os programas anteriores levavam em conta que os carros podiam parar ou acelerar instantaneamente, quando o veículo da frente freava bruscamente – ato suficiente para causar um congestionamento.

No modelo de Michael Schreckenberg, da Universidade de Duisburgo-Hessen, os carros aceleram ou brecam de modo progressivo (NewScientist).

E há dois tipos de comportamento dos motoristas: o agressivo, que troca de faixas muito rapidamente e dirige pressionando os carros da frente, e o defensivo, que trafega a uma distância segura dos outros veículos. Na cidade de Colônia, o programa é um sucesso, mas gerou um problema: o acesso à página da Internet anda congestionado, com quase 300 mil acessos diários.

Republicar