Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Busca inteligente de informações

Pesquisadores e gestores poderão contar, a partir de outubro, com o apoio do FAPESP. Indica (www.fapesp.br/indicadores), serviço de consulta de indicadores de ciência, tecnologia e inovação, que seleciona e sistematiza fontes já existentes. O serviço se divide em três áreas. A primeira é a Indica.Org, banco com informações sobre instituições que produzem estatísticas e documentos técnicos. Há links para mais de 2,3 mil organizações, 1,2 mil delas de outros países.

A segunda área é a Indica.Bib, que contém registros das principais publicações, documentos e serviços on-line, editados por entidades nacionais e internacionais. Oferece links para 700 fontes, entre estatísticas socioeconômicas, enquetes e pesquisas amostrais, manuais e documentos de apoio.

A terceira área é a Indica.Tab, com acesso a tabulações relativas a indicadores de ciência, tecnologia e inovação para o Estado de São Paulo, Brasil, além de comparações internacionais. São 650 gráficos sobre temas como recursos financeiros e humanos disponíveis em pesquisa e desenvolvimento, produção científica, empresas inovadoras e interação universidade-empresa. “Há dados confiáveis, mas faltava um tratamento inteligente e uma sistematização das informações”, afirma Regina Gusmão, coordenadora do projeto de indicadores de ciência, tecnologia e inovação da FAPESP.

Republicar