Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Cada projeto, um portal

A Incubadora de Conteúdos Digitais, um dos projetos do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP, está oferecendo a pesquisadores ferramentas amigáveis para a construção de sites e portais destinados a projetos de pesquisa, teses acadêmicas, softwares e livros. O ambiente virtual batizado de Plonetarium permite desenvolver sistemas de gerenciamento de conteúdo adaptáveis às necessidades de projetos que envolvam colaborações a distância e a publicação de textos on-line.

O Plonetarium é um software disponível sob licença pública, nos mesmos moldes do sistema operacional Linux. “A ideia é promover a publicação de trabalhos que possam ser compartilhados por outros usuários, ou seja, que tenham um caráter de software livre”, explica Imre Simon, pesquisador do Instituto de Matemática da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão de Coordenação do Tidia.

Nesse ambiente, o usuário tem acesso a ferramentas para a redação, edição e publicação de conteúdo sem a necessidade de conhecimento avançado de tecnologia, recursos ou linguagem da Internet. Os modelos de sites servirão de ponto de partida para a publicação de projetos. Os interessados em desenvolver os conteúdos digitais deverão enviar propostas para análise da comissão técnica do programa no endereço virtual http://incubadora.fapesp.br.

Republicar