Imprimir PDF Republicar

Linguagem

Desenvolvimento infantil

O estudo Diagnóstico de crianças com alterações específicas de linguagem por meio de escala de desenvolvimento, realizado na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, interior de São Paulo, verificou o desempenho de crianças com alterações específicas do desenvolvimento da linguagem (AEDL), em comparação com o de crianças normais. Um dos objetivos principais do trabalho foi averiguar se os problemas de linguagem podem interferir na avaliação do desenvolvimento infantil. Foram selecionadas 25 crianças, de 3 a 6 anos, com o diagnóstico de AEDL (grupo estudado – GE) e 50 crianças normais da mesma faixa etária (grupo controle – GC). Segundo o levantamento, as crianças do GC apresentaram desempenho satisfatório e melhor que as crianças do GE, em todos os campos da escala. “O problema de AEDL deve ser identificado precocemente, pois tais alterações podem interferir nos aspectos sociais e escolares da criança”, alertam os pesquisadores. A pesquisa fez uso de tabelas que permitiram obter um “quociente de desenvolvimento” (QD) de cada indivíduo. No que se refere às crianças com AEDL, a porcentagem mediana do QD geral foi 79%. Com esses dados em mãos, um dos desafios clínicos agora, concluiu o estudo, é criar procedimentos que possam diagnosticar o mais precocemente possível alterações do desenvolvimento, com o intuito de estabelecer intervenções mais bem direcionadas.

Arquivos de Neuro-Psiquiatria vol. 62 – nº 3a – São Paulo – set. 2004

Link para o artigo

Republicar