Imprimir PDF Republicar

Tecnociência

Patentes

Inovações financiadas pelo Núcleo de Patentes e Licenças de Tecnologia (Nuplitec) da FAPESP. Contato: nuplitec@fapesp.br

Comedouro para rãs durante engorda
Equipamento desenvolvido no Departamento de Produção e Exploração Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu tem como objetivo otimizar a alimentação das rãs produzidas em cativeiro durante o ciclo chamado de recria (processo de engorda dos animais). O comedouro consiste basicamente de uma peça única, confeccionada em material resistente e impermeável (fibra de vidro ou plástico). Pode ser utilizado tanto em baias inundadas (piso totalmente coberto pela água) como em instalações semi-secas, que possuem uma área para trânsito e alimentação e outra alagada em forma de piscinas.

De base suspensa por 4 pés de altura regulável, serve também como abrigo para os animais, o que ajuda a reduzir o estresse provocado pelo manejo diário. Rampas laterais possibilitam o acesso dos imagos recém-metamorfoseados (fase em que deixaram de ser girinos) aos alimentos. Nessa fase, que ocorre aos 3 meses, os animais precisam de alimentos que apresentem algum tipo de movimento. O artifício usado para treinar as rãs a ingerir a ração granulada consiste em colocá-la dentro do comedouro com larvas de moscas. As características da construção ajudam a manter a qualidade da ração e evitam a deposição de resíduos, o que pode comprometer a saúde dos animais.

Título: Comedouro/Abrigo para rãs em recria
Inventor: Cláudio Ângelo Agostinho e Samuel Lopes Lima
Titularidade: Unesp/FAPESP

 

Ração dosada em intervalos regulares
Alimentador automático de ração para rãs, criado na Unesp, consiste de um reservatório acoplado a um mecanismo eletromecânico para dosar o alimento, liberado em intervalos preestabelecidos e distribuído para o interior das baias inundadas com água onde ficam os animais. Fabricado em material impermeável (metal, fibra de vidro ou plástico), o reservatório possui uma saída em forma de funil.

A liberação dos grânulos de ração é feita por um motor de baixa rotação, ajustado na base do reservatório, acionado por um temporizador. O tamanho do reservatório dependerá da capacidade de alojamento de cada baia. O equipamento, que pode ser utilizado também em tanques de criação de peixes, permite dar a dosagem correta de ração diária para os animais, em intervalos pre-determinados. Dessa forma, não há desperdício e reduz-se a mão-de-obra, já que o tratador necessita apenas abastecer o reservatório para ração e programar as quantidades e os intervalos necessários.

Título: Dispensador automático de ração para rãs
Inventor: Cláudio Ângelo Agostinho, Samuel Lopes Lima, José Vicente Fortes e Manuel Álvaro Guimarães
Titularidade: Unesp/FAPESP

Republicar