Imprimir PDF Republicar

Estratégias

Satélites matam a sede dos refugiados

Os cerca de 180 mil sudaneses refugiados no deserto do Chade contam, literalmente, com uma ajuda dos céus para saciar a sede. O Alto Comissariado da ONU para Refugiados recorreu a um sistema de dados obtidos por satélite para localizar fontes subterrâneas de água em pleno deserto do Saara. Os mapas cobrem uma área de 22.500 quilômetros quadrados em torno dos campos de Oure Cassoni, Touloum e Iridimi.

Lá, concentram-se legiões de sudaneses que fugiram do estado de Darfur, tangidos pela violência dos conflitos entre governo e rebeldes. Com a base de dados, os escavadores de poços têm obtido sucesso em suas buscas, poupando tempo e dinheiro. O comissariado tem assistência do consórcio Unosat, ligado à Agência Espacial Européia, e da empresa Radar Technologies France (RTF).

A tecnologia utiliza imagens fornecidas por satélites como o Landsat, ERS e JERS-1, além de fotos da Missão Topográfica por Radar, da Nasa. O cruzamento de dados detecta em detalhes a topografia e as principais estruturas geológicas. “A região tem água, mas falta uma política de manejo”, diz Alain Gachet, da empresa RTF. (European Space Agency, 7 de setembro)

Republicar