Imprimir PDF Republicar

Mundo

Estímulo à ética na pesquisa

A Unesco, braço das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, prepara o lançamento do Observatório Global de Ética, uma coleção de bancos de dados on-line voltada para estimular a ética na pesquisa. O serviço dará acesso a especialistas e instituições, assim como a informações sobre programas de ensino de ética, legislações e normas ligadas ao tema. “Será uma referência sobretudo para os países em desenvolvimento”, diz Henk ten Have, diretor da Divisão de Ética da Ciência e Tecnologia da Unesco.

A base do observatório, com informações em inglês e francês, ficará em Paris, mas centros regionais estão sendo instalados no Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (com informações em português e espanhol) e em Vilna, na Lituânia (dados em russo). Uma iniciativa semelhante está surgindo no mundo árabe. Trata-se do Grupo Árabe de Ética na Ciência e Tecnologia.

Ao anunciar o lançamento do grupo, Ismail Serageldin, diretor da Biblioteca Alexandrina do Egito, explicou que a iniciativa busca estabelecer padrões e construção de competências acerca de aspectos éticos da ciência e da tecnologia em todo mundo árabe. O grupo vai articular-se com o observatório da Unesco. (SciDev.Net, 20 de outubro)

Republicar