Imprimir PDF

Brasil

Operador treinado para termelétrica

Da mesma forma que um piloto de avião utiliza um simulador para treinar manobras, os operadores de centrais termelétricas, usinas geradoras de energia elétrica, agora também têm um local de treinamento. O primeiro simulador de centrais termelétricas do país já está instalado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais.

“É um laboratório de qualificação de operadores”, explica o professor Marco Antonio Nascimento, do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída da universidade. No centro de treinamento estão instaladas oito estações de trabalho, que reproduzem a sala de controle de uma usina.

O modelo utilizado é o de uma termelétrica de ciclo combinado (opera com duas turbinas a gás e uma a vapor), com potência de 712 megawatts (MW), tendo como combustível gás natural ou diesel. O simulador complementa os cursos teóricos para operadores que, ao longo do tempo, costumam repetir procedimentos básicos, mas quando ocorre uma emergência nem sempre estão preparados para tomar a decisão mais correta.

Republicar