Imprimir PDF Republicar

Brasil

Contra a hepatite e o HIV

Muitas pessoas infectadas pelo HIV também adquirem o vírus da hepatite C, igualmente transmitido pelo sangue. Mas, com receio de que o tratamento da hepatite prejudique a eficácia dos remédios anti-HIV, em geral os médicos optam por combater apenas o vírus da Aids.

Um estudo internacional recente, publicado no New England Journal of Medicine, desfaz esse mito e renova a esperança de pessoas contaminadas por ambos os vírus – em um terço dos casos, esses indivíduos são hospitalizados ou morrem por causa da hepatite C, que pode causar cirrose e câncer hepático. Os pesquisadores submeteram 860 pessoas – todas contaminadas com os dois vírus e atendidas em 95 centros de 19 países, inclusive do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, em São Paulo – a três tratamentos contra a hepatite.

O primeiro grupo tomou interferon alfa-2a e ribavirina. Os outros dois receberam um dos dois esquemas terapêuticos com o interferon alfa-2a peguilado, que permanece ativo mais tempo no organismo: o interferon peguilado puro ou associado à ribavirina – esta última terapia padrão contra a hepatite C.

Os participantes foram tratados por um ano e acompanhados por mais seis meses. Durante esse período, 86% deles também tomavam drogas anti-HIV. Resultado: o interferon peguilado – com ribavirina ou puro – foi mais eficiente e eliminou o vírus da hepatite em 40% e 20% dos casos, respectivamente. O interferon comum associado à ribavirina funcionou para 12% dos pacientes. O tratamento não interferiu na ação dos remédios que combatem o vírus da Aids.

Republicar