Imprimir PDF Republicar

Mundo

Vacina promissora contra a tuberculose

Pela primeira vez em oito décadas surge uma possível nova vacina contra a tuberculose, infecção transmitida pelo ar que afeta os pulmões e, a cada ano, mata 1,8 milhão de pessoas no mundo. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Oxford, Inglaterra, e do Instituto Pasteur em Bruxelas, Bélgica, o composto apresentou resultados animadores nos testes iniciais em seres humanos: aumentou de 5 a 30 vezes a atividade do sistema de defesa contra a Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose, cada vez mais resistente aos medicamentos disponíveis.

Mas é necessário muito trabalho antes que a vacina chegue ao mercado. Primeiro, a nova formulação – à base de um vírus inofensivo à saúde, geneticamente alterado para estimular o sistema imune – tem de comprovar sua eficiência em duas outras baterias de testes em seres humanos, que podem demorar dez anos. Se tudo der certo, a vacina belgo-britânica deverá ser usada como reforço, e não em substituição, à BCG, vacina antituberculose criada em 1921.

Os pesquisadores compararam a ação do novo composto, o MVA85A, com a da BCG em um estudo com 42 pessoas, separadas em três grupos. O primeiro recebeu MVA85A e o segundo, BCG. O terceiro grupo, formado por pessoas tratadas anteriormente com BCG, tomou uma dose da nova vacina e apresentou os índices de imunidade mais elevados – até 30 vezes maior que nos outros -, mantidos por até seis meses, segundo estudo publicado na Nature Medicine.

Republicar