Imprimir PDF Republicar

Brasil

Pólo aeroespacial de empresas

Foi lançada no dia 31 de novembro a Incubadora Aeroespacial (IncubAero), pólo de micros e pequenas empresas de base tecnológica em São José dos Campos, Vale do Paraíba, vinculado ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Fundação Casimiro Montenegro Filho, ligada ao ITA.

Com um espaço de 900 metros quadrados, poderá abrigar, numa primeira etapa, até dez empresas de áreas consideradas prioritárias, como instrumentação, nanotecnologia aeroespacial, eletrônica, laser, materiais especiais, mecânica/mecatrônica, meio ambiente e telecomunicações. O objetivo é aproveitar o potencial do conhecimento acadêmico gerado pelo ITA para a formação de novos empreendedores em áreas de alta tecnologia. A idéia é ambiciosa.

O modelo em que a incubadora se inspira é o da Nasa, a agência espacial norte-americana, cujos fornecedores são, na maioria (80%), pequenos empresários. As inscrições de empresas interessadas para participar do projeto foram abertas no dia 6 de dezembro. Está definido que, após o período de incubação, as empresas receberão incentivos da prefeitura de São José dos Campos para permanecer na cidade.

Republicar