Brasil

Provocações intelectuais

A Editora Unesp está lançando a Coleção Paradidáticos, com livros que abordam temas científicos e culturais, como reforma agrária, nanotecnologia, biodiversidade, energias de fissão e de fusão, planejamento urbano e biologia evolucionária, entre outros.

A coleção é voltada a alunos do ensino médio, professores do ensino fundamental e ao público leigo em geral. Os assuntos foram escolhidos com base nos programas de ensino previstos no Ministério da Educação. A intenção é atingir todas as áreas do conhecimento. Numa primeira etapa, até setembro de 2005, serão publicados 49 títulos, escritos por professores de algumas das principais universidades e instituto de pesquisa do país.

Os livros têm pouco mais de 100 páginas, oferecem sugestões de leitura e um glossário com os conceitos envolvidos na obra. Também propõem “questões para reflexão e debate” para provocar intelectualmente o leitor. As seis primeiras obras já estão disponíveis: A persistência dos deuses: religião, cultura e natureza, A luta pela terra, Educação e letramento, Imprensa escrita e telejornal, O verbal e o não verbal e Planejamento urbano e ativismos sociais. Custam R$ 15 cada um E podem ser comprados na Editora Unesp.