Imprimir PDF Republicar

Mundo

Um pioneiro se aposenta

Aos 74 anos de idade e 42 de carreira, o astronauta norte-americano John Young anunciou sua aposentadoria, encerrando uma trajetória que se confunde com a aventura da conquista espacial. Membro da segunda turma de astronautas formados pela Nasa, o ex-piloto e engenheiro aeronáutico encontrou sua vocação ao ouvir o discurso do então presidente John Kennedy, propondo a ida à Lua e o retorno em segurança para a Terra.

“Achei uma ótima idéia aquela parte de voltar em segurança para a Terra”, disse Young. Tripulou as missões Gemini 3 e 10, participou de duas missões Apollo – numa delas, em 1972, passou três noites na Lua. Em 1981 comandou o vôo inaugural dos ônibus espaciais, a bordo do Columbia, que voltaria a pilotar em 1983. Ao todo, foram 835 horas no espaço.

Depois seguiu carreira executiva na Nasa. Sua aposentadoria ganhou um ar nostálgico num momento em que o programa espacial está suspenso, em virtude da explosão do Columbia em 2003, e centenas de astronautas treinados pacientemente aguardam a vez de ir ao espaço.

Republicar