Imprimir PDF Republicar

Mundo

Fibra óptica na garganta

A empresa norte-americana OmniGuide, fabricante de fibras ópticas, anunciou em dezembro o sucesso da primeira cirurgia minimamente invasiva para retirada de lesões de papilomatose respiratória recorrente (semelhantes a verrugas) na laringe e na traquéia por meio de laser.

Os papilomas, originários de um vírus de mesmo nome, podem obstruir totalmente a garganta. A novidade é que a fibra óptica utilizada é do tipo fotônica, tecnologia desenvolvida nos anos 1990 (veja Pesquisa Fapesp nº 106). Pelas suas características técnicas, ela é mais fina e consegue guiar o laser e transmitir a imagem com melhor qualidade. Ela evita também a necessidade de anestesia geral e o uso de sala de operação, exigências dos procedimentos tradicionais, mesmo com laser.

O paciente pode ser operado no próprio consultório médico e ir para casa logo em seguida. A primeira cirurgia, ainda em fase experimental, foi realizada pela médica Jamie Koufman, diretora do Centro para Voz e Doenças da Garganta da Universidade Wake Forest, do Estado da Carolina do Norte. A OmniGuide espera neste ano a aprovação do procedimento pela Food and Drug Administration (FDA), a agência do governo norte-americano responsável pela liberação de novos alimentos e medicamentos.

Republicar