Imprimir PDF Republicar

Mundo

Fim da censura aos “inimigos”

O governo dos Estados Unidos decidiu autorizar, sem restrições, a publicação em seu território de livros e artigos acadêmicos produzidos em países aos quais impôs sanções econômicas, como Cuba, Irã e Sudão. O fim da censura foi decidido depois que um grupo de editores e autores foi à Justiça contra a proibição, classificando-a de inconstitucional.

O embargo fora decidido em setembro de 2003 pelo OFAC, sigla em inglês para Escritório de Controle de Bens Estrangeiros do Departamento do Tesouro, num pacote de medidas contra países que, alegadamente, representam ameaça à segurança interna. Os artigos e livros só poderiam ser divulgados com autorização do OFAC. Editoras que quebrassem o embargo seriam multadas em até US$ 1 milhão e os responsáveis estariam sujeitos a penas de até dez anos de prisão.

Enquanto vigorou, a proibição levou ao cancelamento de projetos editoriais, como o de uma enciclopédia de música cubana, e de artigos acadêmicos – um deles sobre prevenção de terremotos, assinado por um iraniano. (SciDev.Net , 30 de dezembro)

Republicar