Tecnologia

Reciclagem industrial

Verificar a capacidade de recuperação dos metais cromo e níquel, contidos em resíduos gerados no processo de fabricação de aço inoxidável, utilizando-se altas temperaturas, foi a motivação principal do trabalho “Reciclagem da poeira e lama geradas na fabricação de aço inoxidável”, de Pedro José Nolasco Sobrinho e Jorge Alberto Soares Tenório, pesquisadores do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de São Paulo (USP). Aços inoxidáveis são ligas, ou combinação de dois ou mais elementos químicos, contendo ferro, carbono em baixos teores, cromo e níquel. O aço pode conter ainda outros elementos como o molibdênio, nióbio, titânio e nitrogênio. “A produção nacional de aço inoxidável atualmente é de cerca de 350 mil toneladas”, calculam os autores do artigo. “Sendo que a cada ano, milhares de toneladas de poeira com alto teor de cromo são geradas pelas empresas brasileiras produtoras de aço inoxidável. Gera-se também uma grande quantidade de lama com elevados teores de ferro, cromo e níquel.” O trabalho, que analisou dois tipos de resíduo com alto teor de cromo, poeira (RESA) e lama (RESB), incluiu técnicas de análise química, distribuição granulométrica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e análise de micro-regiões. Os experimentos foram realizados em um equipamento em escala laboratorial, composto de um forno vertical que pode atingir até 1.700ºC. Feitos os testes, os pesquisadores chagaram a conclusão que é possível recuperar os metais contidos nos resíduos, pois eles conseguiram gerar uma liga à base de ferro, cromo e níquel. “Altos valores de recuperação de metais dos resíduos foram atingidos”, afirmaram os pesquisadores. Segundo o artigo, para o níquel, a recuperação foi total. E tanto para a poeira, quanto para a lama e para o cromo, os teores atingidos foram próximos a 100%.

Revista Escola de Minas – VOL.57 – Nº2 – Ouro Preto – ABRIL/JUN. 2004