Brasil

Perspectiva de vacinas

Um conjunto de seis genes seqüenciados e isolados do verme Schistosoma mansoni, que têm potencial para uso em futuras vacinas contra a esquistossomose, foi alvo de depósito de patente no Brasil e nos Estados Unidos. O potencial desses genes e o uso de suas respectivas proteínas como antígenos vacinais estão sendo investigados no Instituto Butantan. Esses genes foram identificados no Projeto Genoma do Schistosoma, que envolveu 37 pesquisadores e estudantes da Universidade de São Paulo, do Instituto Butantan e do Instituto Adolfo Lutz. Foram descritas 30 mil seqüências gênicas, de onde foram selecionados 30 genes para avaliação e dos quais seis demonstraram potencial.

Título: Uso de genes encontrados no Projeto Genoma do Schistosoma (diagnóstico ou desenvolvimento de vacina).
Inventores: Sergio Verjovski-Almeida, Luciana Cerqueira Leite, Leonardo Farias, Patrícia Miyasato, Toshie Kawano, Ricardo DeMarco, Julio Cesar Garcia, Elizabeth Martins,