Mundo

Microcélula de propano

Uma microcélula a combustível com 1,42 centímetro quadrado que funciona com gás propano é a novidade que poderá no futuro aposentar as baterias de lítio usadas hoje em celulares e outros pequenos aparelhos eletrônicos como os tocadores de MP3. O projeto é de um grupo de pesquisadores norte-americanos das universidades do Sul da Califórnia, do Noroeste, em Illinois, e do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Esse tipo de equipamento transforma, normalmente, hidrogênio e oxigênio em eletricidade por meio de uma reação química em uma placa chamada eletrólito. Nesse caso, o propano, que é facilmente transformado e comprimido na forma líquida, contém hidrogênio na sua molécula (C3H8) e reage diretamente nos eletrólitos junto com o oxigênio em uma espécie de câmara que aproveita o calor característico produzido por esse tipo de célula, a Sofc, sigla em inglês de Célula a Combustível de Óxido Sólido. O novo tipo de bateria tem também um apelo ambiental na medida em que as células a combustível podem ser simplesmente reabastecidas e ganhar mais tempo de vida útil, demorando mais para serem descartadas.