Mundo

Bionanotubo entrega remédios e genes

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, desenvolveram um “bionanotubo inteligente”: uma inédita estrutura que poderá se tornar um veículo para transportar uma droga ultraprecisa ou inserir genes terapêuticos no organismo. Os nanotubos são “inteligentes” porque eles podem abrir ou fechar portas, dependendo de como os pesquisadores manipulam a carga elétrica dos dois componentes. Em princípio, o nanotubo poderá encapsular a droga ou o gene, que seriam transportados até o local onde teriam melhor efeito no organismo. Os componentes do tubo têm papel semelhante ao da pele e do osso. A “pele” é um arranjo de moléculas, parecido com uma bolha de sabão, conhecido como bicamada de lipídios, similar à dupla camada que forma a membrana externa de proteção da célula. O “osso” é uma estrutura cilíndrica, oca, parecida com os microtubos presentes na membrana de uma célula – o sistema formado por uma rede de fibras de suporte em nanoescala usado para transporte interno, estabilidade estrutural e muitas outras finalidades. Os pesquisadores descobriram que, quando eles combinam os dois componentes e controlam as condições de maneira propícia, os bionanotubos abertos ou fechados se juntam espontaneamente.