Mundo

Nanoporos para o hidrogênio

Um dos grandes desafios para viabilizar o uso das células a combustível, equipamento que utiliza o hidrogênio para produzir energia elétrica, é a produção de um material capaz de armazenar grandes volumes desse gás candidato a substituir os combustíveis derivados do petróleo. Um dos compostos mais promissores são as chamadas estruturas metalorgânicas, ou metal-organic framework (MOF), novo material nanoporoso formado por grupos de óxido de metais, o de zinco principalmente, conectados por moléculas orgânicas. Pesquisadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (Nist, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, revelaram ter conseguido criar uma espécie de reservatório nanométrico utilizando um arranjo MOF com moléculas de zinco e oxigênio. A descoberta, relatada na revista Physical Review Letters (16 de novembro), sugere que, no futuro, essas estruturas poderão melhorar o armazenamento e a liberação do hidrogênio, por meio de calor na estrutura metálica, para uso nas células a combustível instaladas nos veículos automotores.